Também contra câncer

Entenda os benefícios de nozes para a saúde intestinal, cerebral e vascular

"Resultados ajudam a compreender melhor as vantagens de comer nozes como parte de uma dieta saudável", diz especialista

30/03/2015 - 19h36min
Entenda os benefícios de nozes para a saúde intestinal, cerebral e vascular Stock.xchng/Divulgação/Stock.xchng/Divulgação
Foto: Stock.xchng/Divulgação / Stock.xchng/Divulgação  

Um encontro anual de biologia apresentará, na próxima quarta-feira, 1º de abril, na Califórnia, quatro novos resumos de pesquisa que sugerem que as nozes podem afetar positivamente vários fatores importantes para a saúde.

Comer nozes pode prevenir Alzheimer

— Estes resultados ajudam a compreender melhor as vantagens de comer nozes como parte de uma dieta saudável — disse Dennis A. Balint, da California Walnut Commission.

Confira:

Câncer de cólon:
Segundo os pesquisadores, é a primeira vez que os efeitos dos compostos das nozes sobre as células de câncer de cólon são analisados. O estudo, realizado pela Universidade da Coreia, mostrou que o extrato de nogueira desacelerou significativamente a sobrevivência e estancou o crescimento das células-tronco do câncer.

Comer nozes e amendoim pode fazer bem ao coração

Saúde intestinal:
Realizado pela Universidade da Louisiana, o estudo mostrou que uma dieta com nozes (cerca de duas porções) melhora o funcionamento do microbioma intestinal — um ecossistema de bactérias que ajuda o corpo a digerir e utilizar os alimentos que comemos. Os pesquisadores, porém, alertam que os resultados foram constatados em ratos e que testes são necessários em humanos.

Saúde cerebral:
Segundo pesquisadores da Universidade Tufts, em Massachusetts, incorporar nozes na dieta pode ter efeitos protetores contra o envelhecimento do cérebro. Eles também ressaltam que as avaliações foram baseadas em testes em ratos.

Saúde vascular:
A saúde vascular diz respeito à saúde dos vasos sanguíneos. Em pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, mulheres que comeram 40 gramas de nozes por dia tiveram a função vascular melhorada. O estudo conclui que a melhoria é consequência dos efeitos de ácidos graxos derivados de madeira de nogueira, como os ácidos alfa-linolênico e linoleico.

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.