Saúde feminina

Mulheres obesas têm mais risco de desenvolver câncer de mama

Pesquisa realizada no Brasil reforça resultados encontrados em outros estudos

01/07/2015 - 17h12min
Mulheres obesas têm mais risco de desenvolver câncer de mama Julie Frender/Morguefile
Foto: Julie Frender / Morguefile  

Um pesquisa feita em Salvador, na Bahia, com 190 pacientes entre os anos de 2012 a 2014, constatou que mulheres obesas têm chances 2,57 vezes maior de ter câncer de mama em comparação àquelas com peso saudável. Os resultados também observaram aumento dessa incidência após a menopausa e em mulheres com média de idade de 56 anos.

Família é protagonista no combate à obesidade infantil

Para a avalição, a equipe dividiu as voluntárias um grupo com 68 mulheres diagnosticadas com câncer de mama e em outro com 122 participantes sem a doença. Ao considerar as mulheres obesas, 66,1% apresentavam câncer de mama contra 56,5% entre as não obesas. O índice de massa corporal (IMC) foi o critério utilizado para indicar obesidade. Segundo os resultados, a maioria das pacientes encontrava-se na menopausa.

Quase metade dos brasileiros desconhece o câncer de mama metastático

— A obesidade aumenta o risco de doença cardiovascular na mulher com o problema e acreditamos que o mesmo mecanismo pode desencadear o câncer de mama — afirma Cesar Augusto Machado, da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Estudos realizados em outros países já haviam comprovado a mesma relação. Entretanto, Machado afirma que estudar a mulher brasileira é fundamental para se chegar a resultados mais confiáveis, já que há variações significantes de país para país.

Leia mais notícias sobre saúde

O especialista diz que esse tipo de pesquisa pode ser eficaz para a identificação do câncer de mama. Ele explica que já foi comprovado que o índice de Gail — modelo americano que avalia o risco de uma mulher desenvolver o câncer de mama — ainda não está adaptado para a mulher brasileira, já que nesse tipo de análise é levando em consideração fatores característicos de cada país.

*Agência Brasil

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.