
Uma pesquisa da Telehelp revelou que 66% das pessoas com mais de 60 anos usam a internet todos os dias e 45% delas também fazem compras online regularmente. O estudo foi realizado em setembro deste ano em 37 cidades brasileiras. A porcentagem cresce ainda mais quando se fala em Facebook: 84% dos brasileiros com mais de 55 anos tem conta na rede social, de acordo com a comScore.
A pesquisa "Dimensões do envelhecimento e sociabilidades na contemporaneidade", publicada em 2014, revelou que a formação de redes sociais na internet faz com que esse público ressignifique suas vidas, sejam protagonistas e reconstruam suas identidades.
O estudo foi realizado pela doutora em comunicação, Katiusce Faccin Perufo. Para ela, no mundo todo, na medida em que as pessoas envelhecem, a internet se torna aliada na manutenção dos vínculos sociais, afetivos e culturais.
- Com o passar do tempo, as relações extra-familiares passam a ter mais relevância do que as próprias relações familiares. O contato com o mundo muda e é possível sair de casa sem de fato sair - explica a pesquisadora.
Perufo percebeu ainda que as mulheres têm muito acesso à internet do que os homens.
- Elas se socializam com mais facilidade, se reinserem na sociedade, participam de forma mais próxima do universo dos filhos e netos.