
A idade ideal para a aposentadoria mudou para os brasileiros. Em 2007, apenas 32% consideravam parar de trabalhar depois dos 55. Na pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nessa semana, o percentual subiu para 46%. O número de pessoas que contribuem com o INSS subiu de 38% em 2007 para 55% em 2014, devido a crescente formalização do mercado de trabalho. Entre os entrevistados que estão na ativa, 54% esperam contar com a aposentadoria do INSS como principal fonte de renda no futuro e 8% já se preparam para complementar o rendimentos com previdência privada.
Como se aposentar antes dos 60
A pesquisa, realizada com 2002 pessoas com diferentes perfis sociais, também aponta que a preocupação com a busca por rendas adicionais à aposentadoria do INSS aumentou. Em cada dez brasileiros, quatro não contam com o benefício para se manter depois de parar de trabalhar. Dentre os entrevistados ainda não aposentados, 17% pretendem recorrer a alguma combinação de outras fontes de renda.
Outro dado levantado pelo estudo é de que 73% dos brasileiros querem reforma previdenciária.
- A pesquisa mostra que a população brasileira percebe que deve mudar. A reforma precisa ser feita, pois o envelhecimento da população tornará inviável a manutenção das regras previdenciárias atuais - afirma o economista Mário Sérgio Teles.