
Você é racional ou emocional? Essa característica comportamental se revela também no planejamento financeiro. Os racionais aplicam seus rendimentos pensando em quando não precisarão mais trabalhar. Os emotivos que também pensam na aposentadoria tendem a colocar os planos como custos fixos junto às contas mensais.
Para o professor de finanças, Antônio Ricardo Monteiro Marinho, é possível e até necessário se aposentar antes de completar 60 anos. A lei diz que o tempo de contribuição para a Previdência Social é de 30 anos para a mulher e de 35 anos para o homem. Outra forma de se aposentar é por idade - nesse caso, mulheres com 60 anos e homens com 65.
- Aos 30 anos, é preciso começar a organizar como será a aposentadoria. Os racionais vão separar 20% dos rendimentos mensais e montar um portifólio de aplicações. Os emotivos vão investir em previdência privada e incluir esse custo nos gastos do dia a dia - aponta o especialista.
Qualquer que seja a opção, quem começou a contribuir com a previdência aos 20 e passou a investir na aposentadoria com antecedência, pode entrar com o pedido entre 50 e 55 anos.
- Não se pode, ainda que tenha direito, contar com mais de um salário mínimo da previdência social. Aplicando esse novo recurso, é possível ter, ao final de um ano, até 30 mil reais guardado. Creio que o ideal é parar definitivamente de trabalhar aos 65 e, então, aproveitar para viver outras experiências, incluindo abrir o próprio negócio depois.
Para Marinho, a previdência privada só pode ser um recurso se a pessoa não consegue aplicar seus recursos. Essa é uma opção para os emocionais que precisam gastar tudo o que recebem.
O que é preciso saber antes de planejar os rendimentos da aposentadoria:
- Quem vai se aposentar por idade - 60 anos para mulheres e 65 para homens - deve contribuir por 180 meses com a previdência social. Isso representa 15 anos de contribuição.
- Para se aposentar por tempo de contribuição - 30 anos para mulheres e 35 para homens - é preciso levar em conta o fator previdenciário, que inclui na soma a idade do pedido de aposentadoria, o tempo de contribuição e a expectativa de vida do brasileiro. Por isso, quem começou a contribuir ininterruptamente aos 16 anos, pode requerer a aposentadoria aos 46 e 51, para mulheres e homens respectivamente.
- Quem for agricultor pode contar o tempo de trabalho a partir dos 12 anos até quando saiu da zona rural. O tempo como agricultor é somado ao tempo de contribuição na zona urbana. Por exemplo: se você trabalhou como agricultor durante 15 anos, desde os 12, pode diminuir esse tempo do período de contribuição na zona urbana. Assim, uma mulher que contribuiu formalmente por mais 15 anos, pode se aposentar aos 42.