
Importante para o sistema reprodutivo por facilitar o trânsito dos espermatozóides, o antígeno prostático específico, conhecido PSA, é uma proteína produzida na próstata. Quando esta aumenta de volume, os níveis de PSA no sangue aumentam e é nessa hora que o médico precisa agir para entender como vai a saúde do homem.
A próstata é uma glândula que faz parte do sistema genital masculino. A partir dos 40 é comum que ela aumente de tamanho. Não há um padrão de tamanho, o problema é quando ela aumenta de tamanho em relação ao que deveria ser originalmente. Prostatite, hiperplasia benigna e câncer são os principais males que acometem a próstata e todas as elas alteram os níveis de PSA.
Tomate e goiaba vermelha estão associados à prevenção do câncer de próstata
Conheça os mitos e verdades sobre a próstata que todo homem precisa saber
- Aos 40, o homem deve visitar o urologista e que vai solicitar o exame de sangue que mede os níveis de PSA. E o resultado desse exame que vai indicar o futuro das consultas e frequência das visitas - explica Gustavo Carvalhal, presidente da seccional gaúcha da Sociedade Brasileira de Urologia.
Dependendo da avaliação, o médico pode solicitar que as visitas sejam anuais ou que ele volte em cinco anos. Depois dos 45, todos os anos os níveis de PSA devem ser medidos e o exame de toque precisa ser feito. Os níveis considerados normais de PSA são de, no máximo, 2,5ng/ml em homens de até 60 anos. Até 4ng/ml são aceitos em pacientes com mais de 60.
- Com uma simples análise do sangue é possível realizar essa verificação e encaminhar o paciente a novos exames de imagem para diagnosticar precocemente qualquer problema relacionado à próstata. O câncer de próstata, por exemplo, é uma doença que tem grandes chances de cura quando tratada logo no início - diz Leonardo Piber, médico urologista do Centro de Diagnósticos Brasil, em São Paulo.
A hiperplasia benigna é um fenômeno normal que acontece com os homens depois dos 40. Ela remete ao aumento natural da próstata, mas precisa ser acompanhada de perto pelo urologista. O problema pode causar problemas como a sensação de bexiga cheia e vontade de urinar mais vezes. A reversão pode ser feita com tratamentos clínicos, medicações ou, em casos extremos, cirurgias. Mas uma coisa é certa: PSA elevado e próstata aumentada devem ser acompanhados de perto pelo urologista.