Não importa se o ano começa em janeiro, no aniversário ou após as férias, estamos sempre buscando progredir nos estudos, no trabalho e na vida pessoal. Amadurecimento!
Não é fácil, mas seguimos tentando, com maior sucesso em algumas situações, e em outras nem tanto, mas não devemos desistir.
A única forma de evoluir é avaliar os fatos para melhorar. O cuidado com a saúde, dentro do que podemos fazer, revela (ou não) essa evolução.
Esbarramos na falta de informação, de maturidade, na ansiedade, na voracidade e em muito mais.
Porém, a saúde tem um valor que não conseguimos dimensionar. Que tal cuidar dela? Mesmo que (ainda) não estejamos doentes. Quem disse que a pessoa magra está sempre saudável?
Tenho dificuldade de entender quem não valoriza a saúde. A falta de tempo e o cansaço são sempre desculpas. Quero propor uma breve reflexão sobre isso. Você se cuida? Ou acha que cuida? É coerente na rotina alimentar? Nas atividades físicas? Comete muitos excessos? Quem sabe o desafio do ano seja cuidar um pouco mais de si?
Sabe aquelas recomendações básicas que nunca conseguimos colocar em prática?
Exceto em casos específicos, de alguma patologia, deveríamos ter alguns cuidados, para que se tornem hábito como, por exemplo:
- Beber água, em torno de dois litros por dia. Água! Fora chás, chimarrão, sucos, etc.
- Evitar açúcares e alimentos refinados como biscoitos, pães brancos, etc.
-Evitar frituras e carnes gordas.
- Consumir várias porções de frutas, legumes e hortaliças todos os dias, bem variadas. Dar preferência por alimentos de verdade, evitando os industrializados.
- Evitar o excesso de bebidas alcoólicas.
- Comer com variedade!
Pequenos desafios... Pequenos cuidados que fazem muita diferença. Parece pouco? Não fique à espera de um esquema alimentar milagroso. O milagre é se manter saudável nos dias de hoje, o que, muitas vezes, só depende de nós.
Que tenhamos um 2015 mais conscientes e menos doentes!