De olho

Entenda até que ponto o computador afeta sua visão

Nem sempre a irritação nos olhos está ligada ao tempo diante da tela

19/05/2012 | 15h19
Entenda até que ponto o computador afeta sua visão Ver Descrição/Ver Descrição
Tamanho da tela e das letras também é importante para evitar o cansaço ocular Foto: Ver Descrição / Ver Descrição

Recentemente, o co-fundador do Twitter, Christopher Isaac "Biz" Stone enviou uma mensagem para aqueles que ficam navegando pela sua rede social por horas a fio: "Isto não é saudável", diz ele. De acordo com Stone, além das repercussões sociais negativas de estar sempre à frente da tela do computador, sem contato real com as pessoas que nos cercam, os nossos olhos também podem ser prejudicados.

No entanto, alguns especialistas lembram que a tela do computador pode não ser o que realmente está causando o dano. O oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares (IMO), explica que embora os computadores não causem efeitos nocivos conhecidos sobre a visão, os usuários de computador, muitas vezes, se queixam de cansaço dos olhos, de dores de cabeça, de fadiga ocular e de dificuldade em focalizar.

— Esses sintomas não são causados pela tela do computador em si, mas pelas condições que cercam a tela do computador — explica o médico.

Centurion chama atenção para a iluminação inapropriada do ambiente onde o computador está localizado, para a colocação inadequada dos equipamentos de informática e até mesmo para a escolha inapropriada dos móveis onde está colocado o computador.

— Nossos músculos oculares funcionam como qualquer outro músculo do nosso corpo. Quando ficam fatigados, os olhos ficam desconfortáveis, podem surgir dores e a visão pode começar a ficar borrada — alerta o oftalmologista Eduardo de Lucca, do mesmo instituto.

Os especialistas aconselham que, se for inevitável trabalhar na frente do computador durante grande parte do dia, deve-se olhar para o horizonte a cada 20 minutos. O tamanho da tela também é importante.

— Telas de LCD tendem a causar menos fadiga ocular do que as telas mais antigas e ajustar o tamanho do texto também pode ajudar — aconselha Lucca.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.