Versão mobile

Semana do Bebê

Evento que tornou Canela referência em cuidado com bebês chega à 13ª edição

Cartilha da Unicef se inspira no exemplo da cidade em cuidados com a primeira infância

11/05/2012 | 06h33
Evento que tornou Canela referência em cuidado com bebês chega à 13ª edição Manuela Teixeira/Divulgação
Evento se tornou internacional para o maior cuidado com a primeira infância Foto: Manuela Teixeira / Divulgação

As cores amarelo, rosa, verde e azul em tons bebê tomaram conta das ruas de Canela. A cidade se prepara para dar início a 13ª Semana do Bebê, que começa neste domingo e segue até o dia 20.

A rótula em frente à Praça João Corrêa recebeu a escultura do globo terrestre com três bebês que engatinham sobre ele. O globo representa a internacionalização do evento e a integração entre os povos no cuidado com a primeira infância, período compreendido desde o nascimento até os oito anos de idade. É na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem.

Canela foi pioneira no evento que hoje é realizado em diversos Estados, como Rio de Janeiro, Ceará, Tocantis, Espírito Santo, Pará e Paraná, além de países como Portugal, Argentina e Uruguai. Em 2010, as ações voltadas à primeira infância desenvolvidas pelo município da Serra alcançaram proporções internacionais. O Fundo das Nações Unidas para a Infância — Unicef lançou uma publicação sobre a trajetória de sucesso do evento e seu reflexo em políticas públicas.

A cidade duplicou o acesso ao pré-natal completo (mais de seis consultas), passando de 34,9% das mães em 1999 para 72,7% em 2008. O percentual de crianças que são alimentadas exclusivamente com leite materno até um mês de vida passou de 61,8% em 2000 para 87,9% em 2007. Na faixa de idade entre cinco e seis meses, o aleitamento materno duplicou, passando de 21,3% em 2000 para 44,4% em 2007.

A Semana do Bebê discute a saúde física e mental dos bebês a partir de oficinas, seminários, concursos, passeata e debate entre técnicos e comunidade canelense. As ações serão desenvolvidas em diversos bairros da cidade.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.