Só até sexta

Faltando uma semana para o fim da campanha, vacinação contra a gripe atingiu menos da metade do público-alvo

Segundo o Ministério da Saúde, 44% dos brasileiros que devem ser imunizados já receberam a vacina

21/05/2012 | 10h31
Faltando uma semana para o fim da campanha, vacinação contra a gripe atingiu menos da metade do público-alvo Gilmar de Souza/Agencia RBS
Vacina pode ser feita em postos de saúde até esta sexta-feira Foto: Gilmar de Souza / Agencia RBS

De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, 13,4 milhões de pessoas receberam a vacina contra a gripe em todo o Brasil, o que representa 44% do público-alvo da campanha de vacinação, que começou no dia 5 de maio e termina nesta sexta-feira. No Rio Grande do Sul, foram aplicadas 838,7 mil doses, de um total de 1,9 milhão.

A população total a ser vacinada no país é de 30,1 milhões e a meta é alcançar 80% do grupo prioritário, que corresponde a 24,1 milhões de pessoas. Este grupo inclui pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde que fazem atendimento a população com infecções respiratórias, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes em qualquer fase da gravidez e povos indígenas.

Tire suas dúvidas sobre a vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe protege contra os três vírus que mais circularam no Brasil no ano anterior, entre eles o da influenza A (H1N1). A coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, Nair Florentina de Menezes, ressalta que a vacina é segura e bem tolerada.

— A ideia de que a pessoa pode ficar gripada após tomar a vacina é um mito. Elas são constituídas por vírus inativados, o que significa que contêm somente vírus mortos e há comprovação que não podem causar a gripe — afirma Nair.

Até agora, o maior alcance foi verificado entre o público infantil. Já foram vacinadas mais de 2,1 milhões de crianças, o que corresponde a 50,2% deste público-alvo, que é de 4,3 milhões.

De acordo com o Ministério da Saúde, não há previsão de que o prazo de vacinação seja prorrogado.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.