Versão mobile

Conceito multimodal

Aula de música em grupo é mais estimulante do que aprendizado individual

Poder de concentração, coordenação, reflexos, raciocínio e desenvolvimento rítmico e auditivo são alguns dos benefícios

26/06/2012 | 15h06
Aula de música em grupo é mais estimulante do que aprendizado individual Estação Musical - Divulgação/Estação Musical - Divulgação
O entrosamento dos alunos entre si e com o professor torna-se um dos elementos mais importantes no processo de aprendizagem, segundo especialista Foto: Estação Musical - Divulgação / Estação Musical - Divulgação

O aprendizado de música em pequenos grupos traz uma série de benefícios se comparado às aulas individuais. A metodologia, chamada de multimodal de compreensão da linguagem musical, torna o processo mais prático e prazeroso, já que é uma ótima maneira de compartilhar experiência e saberes entre os colegas.

— O entrosamento dos alunos entre si e com o professor torna-se um dos elementos mais importantes no processo de aprendizagem, uma vez que os alunos são modelos mais eficazes entre si do que é o professor, além do processo ficar muito mais estimulante — comenta a diretora da escola de música Estação Musical, Cynthia Geyer, mestre em educação musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A abordagem multimodal tem como base a prática de um conceito musical sob diversos aspectos, a começar pela experimentação do aluno com a música, onde ele deve compreendê-la em toda sua extensão, seja através do canto, da letra, dos acordes ou do toque. Outro ponto de destaque da metodologia é a fluência na apresentação das atividades, possibilitando ao aluno que ele faça conexões entre o que é perceptível através dos olhos, ouvidos e dedos, com suas atividades conceituais e pensamento criativo.

A aula em grupo desenvolve o conhecimento aplicado das estruturas musicais, proporcionando ao aluno um maior poder de concentração, coordenação, reflexos, raciocínio, além do desenvolvimento rítmico e auditivo. Nessa perspectiva, a Estação Musical considera que a educação musical é antes de tudo, educação. Sendo assim, alguns podem vir a ser músicos, mas a maioria irá utilizar a música como parte de sua formação geral, enriquecendo suas vidas e aumentando o nível de apreciação.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.