Versão mobile

Dieta em tópicos

Nutróloga ensina cinco estratégias para perder peso sem passar fome

Médica dá dicas para montar o cardápio para emagrecer comendo corretamente

04/07/2012 | 06h34
Nutróloga ensina cinco estratégias para perder peso sem passar fome Mário Brasil/Agencia RBS
Investir no café da manhã é essencial para a dieta Foto: Mário Brasil / Agencia RBS

Para se livrar de alguns quilinhos em excesso não é preciso passar fome. Quem garante é a nutróloga Liliane Oppermann.

— O que vale é a qualidade dos produtos que irão compor o seu prato e não a quantidade — ressalta a médica.

Para dar uma ajuda, Liliane elaborou cinco estratégias que, se colocadas em prática, surtem resultado sem comprometer a saúde. Confira:

1. Aposte nas frutas — um estudo da Universidade da Califórnia descobriu que uma pessoa com peso normal ingere cerca de duas porções de frutas por dia, já quem tem sobrepeso consome apenas uma. Outro estudo revelou que comer frutas no início das refeições reduz em 15% a ingestão geral de calorias.

— Uma porção de frutas equivale a uma maçã, duas ameixas, meio mamão papaia, uma fatia grossa de abacaxi ou uma fatia de mamão formosa — ensina Liliane.

2. Proteína na medida — estudos apontam que pessoas que começam o dia fazendo uma refeição com ovos perdem 65% mais peso do que aquelas que ingerem pães. Portanto, 25% das calorias que você irá ingerir ao longo do dia devem estar no café da manhã e isso significa que ele deve conter 30% de proteínas. O ideal é tentar consumir 0,8 g de proteína para cada quilo do seu peso.

— Vale apostar em um iogurte com queijo branco ou um copo de leite e um pão com requeijão ou ainda um pão com queijo e duas fatias de presunto — afirma a nutróloga.

3. Alimente-se antes e depois da malhação — fazer um lanchinho com proteína e carboidratos pouco antes do exercício físico e outro logo depois acelera o crescimento e a recuperação dos músculos. Além disso, manter o estômago alimentado ajuda a limitar os efeitos do cortisol, hormônio do estresse responsável pelo armazenamento de gordura corporal.

4. Coma salada — quem quer perder peso sabe que é importante apostar em saladas, pois elas fornecem nutrientes importantes que ajudam a emagrecer. Os vegetais verdes folhosos, por exemplo, contêm folato, vitamina do complexo B. Estudos revelam que quem adota uma dieta rica em folato consegue perder 8,5 vezes mais peso.

5. Invista em um bom café da manhã — pular regularmente o café da manhã aumenta em 450% o risco de obesidade. Afinal, ficar sem se alimentar desacelera o metabolismo e deixa os músculos famintos. Por isso, que no final da tarde bate aquela fominha. O cardápio matinal deve combinar proteínas com grãos integrais, frutas, vegetais e gorduras saudáveis.

 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.