Versão mobile

Ciclo do bem

VÍDEO: veja como o lixo que você separa em casa transforma vidas em cooperativas de reciclagem

Coleta seletiva sustenta projetos de inclusão social em usinas de triagem de Porto Alegre

17/07/2012 | 06h33
VÍDEO: veja como o lixo que você separa em casa transforma vidas em cooperativas de reciclagem Marcelo Oliveira/Agencia RBS
Unidade de Triagem da Vila Pinto é exemplo de como pequenas iniciativas podem melhorar a vida de outras pessoas Foto: Marcelo Oliveira / Agencia RBS

O que é lixo para uns é fonte de renda para outros. Ao separar o lixo, além de contribuir para a conservação do meio ambiente, também estamos contribuindo para o fomento social. Garrafas pet, papelão, isopor, material orgânico e resíduos de obras recolhidos às toneladas pelos caminhões de coleta seletiva são separados em 18 unidades de triagem da Capital e encaminhados a indústrias recicladoras. Com isso, cria-se um sistema de inclusão social e ambiental para mais de 800 pessoas, sendo 82% mulheres.

O Centro de Triagem da Vila Pinto é um exemplo de como o que jogamos fora, quando separado de forma adequada, pode ajudar populações carentes. Hoje, o espaço oferece aulas de jiu-jitsu, dança e informática às pessoas da comunidade e é sustentado principalmente pela renda oriunda do lixo.

Em vídeo, conheça histórias de vida transformadas pelo lixo

Leia mais sobre bem-estar ecológico em site especial

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.