Para mulheres

Psicólogo dá dicas para amenizar TPM durante período de provas e estudos

Evitar compromissos desnecessários e praticar atividades físicas podem ajudar

14/09/2012 | 10h13
Psicólogo dá dicas para amenizar TPM durante período de provas e estudos  Jean Schwarz/Agencia RBS
75% das mulheres têm TPM Foto: Jean Schwarz / Agencia RBS

Evitar compromissos desnecessários e situações potencialmente estressantes, além de realizar atividades físicas, são as dicas do psicólogo Fernando Elias para mulheres que buscam amenizar os efeitos da tensão pré-menstrual (TPM) durante temporada de estudos e provas.

— Dependendo da intensidade com que os sintomas da TPM afetam cada mulher, podem chegar a interferir nas atividades diárias e no rendimento dos estudos — diz o psicólogo, que é especialista em ciências cognitivas.

Durante o período, sintomas como irritabilidade, tristeza, desânimo, dores no corpo, dores de cabeça e sensibilidade aflorada, podem alterar o ritmo de vida das mulheres.

— A TPM pode causar indisposição para estudar, desânimo, falta de vontade de ir às aulas e sonolência que interfere na capacidade de assimilação do conteúdo — afirma Fernando.

Segundo ele, os efeitos da TPM afetam as mulheres de maneira física, emocional e até social. Ela atinge cerca de 75% das mulheres entre 25 e 45 anos. No entanto, apenas 8% apresentam sinais muito intensos.

— O ideal é que nesse período se evitem compromissos desnecessários e situações que aumentem o estresse. A prática de exercícios físicos também podem diminuir os sintomas da TPM. Isso porque a liberação de endorfinas no organismo promove a sensação de bem-estar.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.