Tanto o coaching como o processo de terapia tem como objetivo final uma vida mais feliz, porém através de metodologias diferentes. No processo terapêutico, o paciente entende os porquês e desenvolve uma base sólida de autoconhecimento e afeto. Já no processo de coaching, o cliente busca a permissão para alcançar o que deseja e desenvolve um plano de ação para sustentar a mudança desejada.
- É uma soma, onde o resultado final é o aumento da capacidade de ser feliz - resume o life coach Gabriel Carneiro Costa.
Ele trabalha em parceria com a mulher, Graziela Jungbluth Freitas, e a mãe, Márcia Carneiro Costa, ambas psicólogas clínicas, para definir de forma clara os pontos da vida atual e da vida desejada do paciente, desenvolvendo um processo de autoconhecimento sobre crenças e pensamentos.
O princípio do processo de coaching é orientar uma mudança de posição de um determinado ponto atual (ponto A) para um ponto a ser alcançado (ponto B). A técnica se baseia em depositar a energia no presente, pois uma característica forte do processo de coaching é justamente a ação.
- Rompemos a zona de conforto com muito foco no futuro, fazendo com que a pessoa nunca deixe de enxergar o caminho que está trilhando - esclarece Costa.
Foi isso que o executivo Mauricio Duval Macedo fez. Após um período de turbulências pessoais, desejava retomar sua qualidade de vida, já que a carreira progredia.
- Procurei o coaching para equilibrar as áreas da minha vida. Minha vida pessoal reflete diretamente na profissional. Se estou feliz, trabalho mais e melhor - conta Macedo.
Ele resume bem o processo pelo qual vem passando há alguns meses, mas que já está em fase de finalização, após 10 sessões.
- O coaching fortaleceu a minha maturidade, a minha sintonia e me tornou uma pessoas mais focada - revela o executivo.
Como funciona
O processo de coaching tem um dia para começar, um dia para terminar e uma meta para cumprir. É um trabalho específico, pontual e objetivo. Para isso, o passado do cliente tem baixa relevância e pouco será discutido. A luz deste trabalho está no presente e, principalmente, onde a pessoa deseja estar, que vida quer viver.
Existe uma meta clara e tangível para ser cumprida dentro do trabalho de life coach, que valide o caminho da sua satisfação pessoal. Se essa meta não for cumprida, é sinal que o trabalho de coaching não está bem alinhado, seja pelo profissional, seja pelo cliente.
Segundo o jornal Executive Channel, mais de 40% dos executivos dos Estados Unidos já passaram pelo processo de coaching. O método é tão difundido naquele país que muitas empresas oferecem o serviço de coaching como benefício do cargo.
A Sociedade Brasileira de Coaching é responsável pela formação de mais de 5 mil consultores no Brasil. São várias as modalidades de formação e possibilidades de atuação.