
Certamente você já ouviu falar na alcachofra e em alguns benefícios que essa flor, nativa do Mediterrâneo, proporciona. Com diversas propriedades terapêuticas, a alcachofra auxilia em problemas de cálculos biliares, é diurética e antirreumática. Especialistas afirmam que a planta ajuda também na constipação, a tão temida prisão de ventre.
De acordo com a nutricionista Vanessa Portella, a alcachofra ajuda na constipação por conter oligossacarídeos, carboidratos solúveis, não digeríveis, que estimulam o crescimento da microflora intestinal benéfica.
- Os oligossacarídeos são classificados como fibras dietéticas com baixo teor de calorias. Eles não são digeridos ou absorvidos pelo estômago. No entanto, após passarem pelo estômago e pelo intestino delgado, entram num processo de fermentação que estimula o crescimento de organismos benéficos à saúde do cólon - explica Vanessa.
Em termos nutricionais, a alcachofra é rica em vitaminas do complexo B, vitamina A e minerais, como ferro, cálcio e fósforo. Além disso, ela tem um elemento chamado ciarina, que é um excelente regulador do fígado. Por ser rica em vitamina A é ótima para a visão e, ainda, para o crescimento e desenvolvimento dos ossos.
Como consumir?
A alcachofra pode ser ingerida in natura (os grandes supermercados oferecem) ou por meio de fitoterápicos. Há várias marcas no mercado, como a Aspen Pharma, Bionatus, Herbarium e Biofil.