Versão mobile

Boa notícia

Cerveja faz bem para o coração

Foram ingeridas três doses da bebida e todas trouxeram algum benefício

12/07/2013 | 14h02
Cerveja faz bem para o coração Dicas da Capital/Divulgação
Foto: Dicas da Capital / Divulgação
Uma boa notícia para os amantes da cerveja: um novo estudo descobriu que ingerir um litro da bebida por dia pode melhorar a saúde do seu coração.

Os pesquisadores da Universidade Harokopio, em Atenas, descobriram que o fluxo sanguíneo para o coração melhorou em duas horas depois de o organismo receber uma dose de 400ml de cerveja.

Embora o estudo tenha sido pequeno, envolvendo 17 homens não fumantes na faixa dos 20 e 30 anos, ele se une a evidências anteriores de que o consumo moderado de cerveja pode ajudar no bom funcionamento do coração.

Os indivíduos completaram três rodadas de testes cardiovasculares, depois de beber a mesma quantidade de cerveja sem álcool ou uma medida de vodka. Todas as três doses trouxeram algum benefício para a rigidez das artérias em torno do coração, e por consequência, melhoraram o fluxo de sangue para o órgão, mas as artérias se tornaram mais flexíveis depois que o efeito da cerveja passou.

Uma pesquisa prévia da Universidade de Wisconsin, em Madison, nos EUA, descobriu que as cervejas mais escuras podem beneficiar o coração mais do que cerveja normal. A lógica é que a bebida mais escura é rica em flavonoides, que têm efeitos antioxidantes poderosos.

Os resultados do novo estudo foram publicados online nesta semana no periódico Nutrition.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.