Versão mobile

Sobrecarga

Fisioterapeuta indica como evitar dores nas costas entre as crianças

Mochilas pesadas são o principal fatore que causa desconforto na região lombar entre os pequenos

24/02/2014 | 16h51
Fisioterapeuta indica como evitar dores nas costas entre as crianças Diorgenes Pandini/Agencia RBS
Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Os incômodos na região lombar não acometem exclusivamente os adultos. Torna-se cada vez mais frequente a presença de crianças nos consultórios médicos por causa de dores nas costas. Segundo o fisioterapeuta e presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna, Helder Montenegro, o problema é recorrente nos pequenos por causa de maus hábitos posturais e também devido à sobrecarga de peso nas mochilas escolares.

— O motivo mais comum de dor na região lombar em crianças é proveniente da tensão que, normalmente, pode ocorrer durante atividades que requerem força física, como durante um jogo ou brincadeira. Entretanto, a maioria dos casos é oriunda do carregamento inadequado da mochila nas costas com peso em escesso — explica o especialista.

Ele descreve que o recomendado é que o peso do material escolar não ultrapasse 10% do peso da criança. Sendo assim, um menino ou menina que pese 30kg, por exemplo, não pode carregar uma bolsa com mais de 3kg de itens escolares.

— Normalmente, a criança projeta o tronco para frente, com isso os músculos das costas passam a trabalhar em excesso para suportar o peso da bolsa e, dessa forma, essa sobrecarga provoca uma fadiga dos músculos lombares acarretando em dores na região — afirma o fisioterapeuta.

Veja as instruções do fisioterapeuta para prevenir dores nas costas das crianças:

— Fique atento à posição em que a criança costuma ficar sentada durante a realização das tarefas escolares ou na frente da televisão. A coluna deve estar sempre reta e apoiada no encosto

— Para carregar o material escolar, opte por mochilas de rodinhas, pois o excesso de peso nos ombros pode prejudicar o desenvolvimento da criança

— No caso de mochilas que sejam carregadas nos ombros, escolha as que sejam acolchoado, com fácil ajuste e com tamanho igual as costas da criança. Lembrando que as alças precisam estar ajustadas de modo que a parte inferior não fique a menos de quatro centímetros abaixo da cintura

— Evite que a criança carregue a bolsa em apenas um dos ombros

— Incentive-a a praticar atividades físicas, pois elas fortalecem a região lombar

Essas orientações são importantes também para o restante do dia, principalmente para aqueles que gostam de ficar no computador o dia inteiro.

— Além dessas dicas, é imprescindível ficar atento à postura na sala de aula, orientando as crianças e jovens para que sentem sempre com a coluna ereta, mantendo a lordose lombar (curvatura da parte baixa da coluna) com a cabeça erguida e os ombros para trás. O mais importante é que os quadris (bumbum) fiquem bem próximos do encosto da cadeira e os pés devem ficar apoiados no chão — conclui Montenegro.

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.