Versão mobile

Retorno positivo

Psicólogo dá dicas para voltar à rotina de estudo e trabalho sem estresse

Folga pode servir como gatilho para um processo depressivo derivado de insatisfação profissional

23/02/2014 | 16h01
Psicólogo dá dicas para voltar à rotina de estudo e trabalho sem estresse SXC/Divulgação
Foto: SXC / Divulgação

Muitas pessoas dizem que o ano só começa mesmo depois do Carnaval. Pois a Quarta-feira de Cinzas está aí. Fim de férias, volta ao trabalho, começo de ano letivo. Voltar à rotina, muitas vezes, é doloroso nesta época. Para o psicólogo, mestre em Cognição humana pela PUCRS Fernando Elias José encarar o trânsito, os horários e as obrigações se torna mais difícil quando permitimos que o desânimo e a síndrome pós-férias se instale em nossos pensamentos.

Se o desconforto acomete quase todos os que voltam, o psicólogo recomenda atenção à duração e às manifestações de ansiedade causadas pelo retorno.

— Muitas vezes, esse desconforto é causado por problemas que se acumulam no campo profissional, mas que estavam ocultos há muito tempo — destaca.

Nesses casos, segundo o especialista, as férias servem de gatilho para o começo de um processo depressivo derivado de uma insatisfação profissional ou dúvida em relação à área de estudos escolhida. A saída é repensar os planos e redirecionar os esforços, se for o caso, com ajuda psicológica.

Dicas para um retorno tranquilo:

- Alguns dias antes de retomar as atividades, procure acordar e dormir um pouco mais cedo para que o organismo vá se adaptando.

- Reconheça sua dificuldade de readaptação para não desencadear o estresse e perder a motivação. É perfeitamente normal que nos primeiros dias de trabalho a pessoa fique meio perdida.

- Não abandone os hábitos saudáveis que adquiriu durante as férias, como caminhadas ao ar livre e alimentação mais leve.

- Mantenha contato com os amigos que reencontrou nos momentos de lazer. O vínculo com os amigos é um grande estímulo para manter bom astral.

- Organize a agenda com os compromissos e datas importantes.

- Coloque no papel seus planos para os próximos meses. Sonhar com as próximas viagens é uma das formas de conseguir estímulo para o resto do ano.

- Mantenha bons pensamentos em relação aos desafios e novos projetos que virão ao longo de 2014.

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.