Versão mobile

Cuidados

Confira cinco problemas de saúde causados pelo uso de roupa apertada

Entre os danos estão as varizes, as dores das costas e até a má digestão, aponta especialista

25/03/2014 | 12h01
Confira cinco problemas de saúde causados pelo uso de roupa apertada Reprodução/Reprodução
A calça jeans, por exemplo, atrapalha a circulação e contribui para o surgimento de coágulos sanguíneos Foto: Reprodução / Reprodução

Usar roupa muito apertada não aumenta só a retenção de líquidos e toxinas, mas também o risco de ter celulites e depósitos de gorduras em algumas partes do corpo. Quem tem o hábito de usar calça jeans muito justa ainda pode ser vítima de outros problemas de saúde. Muitas vezes a pessoa sente uma dor na coluna com frequência, tem dificuldade de respirar e algumas mulheres ainda notam um corrimento vaginal. Se não houver uma mudança desse hábito, esses sintomas podem se agravar e desencadear uma série de doenças.

Segundo o cirurgião vascular Fernando Bacalhau, a vaidade pode custar caro para a saúde.

— Esse tipo de roupas, especialmente as jeans, não só atrapalham a circulação como também contribui para o surgimento de coágulos sanguíneos que pode até desencadear infartos pulmonares — afirma.

Além da calça jeans, muitas mulheres ainda usam cinta modeladora muito apertada que pode machucar a pele e impedir a passagem do sangue na região abdominal, podendo gerar problemas de circulação.

— Uma boa parte das mulheres acreditam que o uso diário da cinta modeladora irá emagrecer, mas elas estão muito enganadas. O principal objetivo da cinta é pós-operatório, pois auxiliam na cicatrização, reforçam a musculatura, diminuindo o inchaço e impedindo sangramentos ou o deslocamento da pele — ressalta Bacalhau.

Se o médico recomendar o uso de cinta modeladora, evite comprar um número menor para não obter um resultado indesejado. E os malefícios das roupas apertadas não param por aí.

O cirurgião vascular listou cinco problemas de saúde decorrentes desse hábito, veja quais são:

1 - Varizes

As varizes são temidas por todas as mulheres que almejam pernas bonitas. Entretanto, se elas mantêm o hábito de usar a calça jeans justas, as varizes podem aparecer com o tempo. — A progesterona, hormônio feminino, provoca uma dilatação das veias, o que favorece o surgimento das varizes. E com o uso frequente de roupas apertadas a circulação fica prejudicada e contribui para os primeiros vasinhos nas pernas. Além disso, quem tem predisposição genética ou toma algum tipo de contracepção hormonal tem mais chances de desenvolver o problema — diz o médico.

2 - Respiração

A falta de ar causada de uma hora para outra pode estar associada ao uso de roupas justas.

— Não só a calça jeans, mas cintos apertados impedem a passagem do ar pelo corpo, sem contar que o ar só consegue chegar à parte alta do tórax. Esse processo é chamado de respiração curta, pois deixa o cérebro sem oxigênio, além de provocar consequências como a diminuição de concentração e ansiedade — ressalta o especialista.

3 - Celulite

As roupas justas, cinta modeladora e cintos apertados podem ser os responsáveis por agravar o quadro da celulite.

— A celulite já prejudica a circulação sanguínea e com o uso desses acessórios a passagem do sangue fica ainda mais comprometida, o que pode contribuir para a evolução do grau da celulite. Ou seja, quem tem celulite de grau 1 pode passar a ter o grau 2 ou 3 — esclarece.

4 - Dores nas costas

— Camisas que impedem o movimento dos braços ou uma combinação de roupas justas, sobrecarrega os músculos e as vértebras, o que exige um maior esforço na hora de realizar um movimento. Por isso, muitas vezes a pessoa reclama de dor na coluna, sensação de peso, ardência e formigamento nos ombros — explica o cirurgião vascular.

5 - Má digestão

Os acessórios que apertam muito o estômago dificultam a digestão.

— A pressão dessas roupas pressionam o estômago, causando azia e refluxo — comenta.

Agora que você conhece todos os malefícios da roupa apertada, procure evitar ao máximo para garantir uma boa qualidade de vida e longe de problemas de saúde.

Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.