Sorriso bonito

Do laser ao bochecho: veja seis formas de clarear os dentes

Dentes manchados e com a coloração amarelada têm solução

30/07/2014 | 12h11
Do laser ao bochecho: veja seis formas de clarear os dentes Michal Bednarek/Deposit Photos
Ter um sorriso bonito pode começar com cuidados caseiros Foto: Michal Bednarek / Deposit Photos

Apareceu com sorriso amarelo nas fotos com os amigos? Dentes manchados e com a coloração amarelada são um incômodo para muita gente. Para resolver esse problema não é necessário ficar horas no consultório do dentista ou gastar muito dinheiro, como muitos imaginam. Existem procedimentos que podem ser feitos em casa mesmo e são baratos.

Para saber qual é a melhor forma de clarear os dentes é necessário consultar um profissional.

_ O uso de cremes e fio dental pode ser suficiente para algumas pessoas. Mas para outras, pode não resolver. Por isso a importância de ir a um consultório antes de iniciar um tratamento _, orienta o dentista Fabio Scherer, diretor da Euro Orto em Porto Alegre.

Scherer elencou seis formas de clarear os dentes. Confira:

Caseiro (Moldeiras)

Em uma moldeira é aplicado um gel de peróxido de hidrogênio, que penetra nos dentes e quebra as moléculas que causam o aspecto amarelado. A moldeira deve ser usada duas vezes ao dia, por uma hora, ou durante toda a noite. Não é recomendável para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas com problemas gástricos e quem tem dentes muito sensíveis. O dentista providencia moldeiras sob medida para os dentes, onde deve ser colocado um gel oxidante. O paciente usa a moldeira em casa, em geral ao dormir, por três a cinco semanas.

_ Apesar de ser um tratamento caseiro, ele deve ter a orientação do dentista_, afirma o dentista Fabio Scherer. O custo fica em torno de R$ 450.

Em Consultório (Laser)

Com esse procedimento, os dentes ficam claros em até 90 minutos. É aplicado um gel à base de peróxido de hidrogênio, uma substância poderosa que elimina as manchas. O laser é passado dente a dente, que remove os pigmentos. O resultado dura, em média, dois anos. O único problema é o preço: a partir de R$ 900. Não é indicado para grávidas e para jovens com idade abaixo de 15 anos.

Métodos de manutenção (cremes dentais)

As pastas de dente que contêm agentes clareadores podem ser usadas diariamente. Componentes como o bicarbonato de sódio e a sílica são os responsáveis por limpar e alisar a superfície do dente. Esse é o método mais simples e barato.

Métodos Preventivos (fio dental)

Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva tem um excelente efeito anti-amarelamento dental.

Métodos Preventivos (escova dental)

Ação mecânica da escova com a superfície dental, faz a remoção de resíduos e da amarelada placa dental que se acumula a cada refeição sobre a superfície dental.

Métodos Preventivos (bochechos)

Usar produtos que contenham flúor, fortalecem a estrutura do esmalte dental, evitando cáries e diminuindo a amarelada placa

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.