Destaque literário

Livro de JJ Camargo vence edição do prêmio Melhores do Ano

Distinção foi concedida pela Associação Gaúcha de Escritores (AGE)

29/07/2014 | 13h09

Lançado no final do ano passado, o livro que aborda os dramas da vida cotidiana na visão do cirurgião e colunista do caderno Vida JJ Camargo acaba de ser premiado na categoria Crônica pela 12ª edição do Prêmio Livro do ano, da Associação Gaúcha de Escritores.

Leia todas as crônicas de JJ Camargo

"A Tristeza pode Esperar" reúne em 216 páginas textos publicados no suplemento semanal de Zero Hora. No ano passado, a categoria crônica do prêmio também destacou o trabalho de um médico-escritor, Jaime Medeiros Junior, com o livro "Retrato de um tempo à meia luz".

— Escrever é uma experiência sempre excitante e claro que o reconhecimento é o estímulo que todos buscam para continuar. A manifestação semanal de dezenas de leitores já é um tônico basal para buscamos um texto cada vez mais qualificado — comentou Camargo sobre a premiação.

Em seu discurso de agradecimento, o escritor mencionou o desafio que foi ocupar o espaço do antigo colunista Moacyr Scliar e agradeceu, entre outros, aos seus pacientes que "ensinaram que a medicina exercida com intensidade pode se transformar numa usina de humanismo".

A distinção foi concedida pela Ages no último dia 26. Na cerimônia, Camargo e sete outros escritores gaúchos foram agraciados com o troféu criado pela artista plástica porto-alegrense Lília Manfrói.

Ao total, foram 71 livros inscritos nas oito categorias que compõem o prêmio. Apresentada pelos escritores Oscar Bessi e Liana Timm, a cerimônia contou com a música do Grupo Tropicália Vem Aí e com a presença de diversas autoridades do meio literário, como secretário estadual de cultura Luiz Antonio de Assis Brasil.

Confira abaixo a lista das obras e autores vencedores da 12ª edição do prêmio AGE:

CRÔNICA

J.J. CAMARGO — L&PM

 

ESPECIAL

VERA KARAM: OBRA REUNIDA­— VERA KARAM — IEL-CORAG

 

INFANTIL

A MENINA QUE SONHAVA COM OS PÉS— CHRISTIAN DAVID — GAIVOTA

 

JUVENIL

UM ANJO NO JARDIM— ENI ALLGAYER — WS EDITOR

 

NÃO FICÇÃO

JANGO: A VIDA E A MORTE NO EXÍLIO— JUREMIR MACHADO DA SILVA — L&PM

 

NARRATIVA CURTA

ASSOMBROS JUVENIS III— MARTINA SCHREINER (ORG.) - CORAG

 

NARRATIVA LONGA

O BEIJO NA PAREDE— JEFERSON TENÓRIO — SULINA

 

POESIA

EM DEFESA DE CERTA DESORDEM— CELSO GUTFREIND — ARTES E OFÍCIOS

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.