
Uma nova pesquisa publicada na revista da Associação Europeia de Estudo da Diabetes mostra que as mulheres que comem alimentos fritos regularmente antes de engravidar têm um risco maior de desenvolver diabetes gestacional.
A diabetes gestacional é uma complicação que pode ocorrer durante a gravidez e é caracterizada por valores anormais elevados de glicose no sangue. Ela pode levar ao aumento do peso de nascimento da criança, entre outros problemas. Quando não tratada, pode causar morte fetal.
Enjoos matinais podem ser sinais de gravidez segura e bebês saudáveis
Neste estudo, os cientistas do National Institute of Child Health and Human Development, nos Estados Unidos, analisaram dados de uma pesquisa feita a partir de 1989 com 21.079 gestações de 15.027 mulheres de idade entre 25 e 44 anos. As participantes responderam a um questionário a cada dois anos sobre a evolução de doenças, comportamento e estilo de vida.
Os pesquisadores analisaram o consumo de alimentos fritos em casa e fora de casa separadamente, bem como o consumo total de alimentos fritos. Além disso, eles perguntaram que tipo de óleos eram geralmente usados para preparar estas comidas.
O resultado mostrou que as mulheres que consumiam alimentos fritos tinham mais que o dobro de risco de desenvolver diabetes gestacional do que aquelas que não ingeriam frituras.
"Observamos que o frequente consumo de alimentos fritos foi associado com o risco de gravidez gestacional. Mais estudos são necessários para confirmar nossas descobertas", afirmam os autores na pesquisa.