
Manter uma dieta saudável, fazer atividades físicas regularmente e manter a pressão arterial sob controle podem reduzir o risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC). É o que indica a nova diretriz da American Heart Association, entidade americana em prol da saúde do coração.
Pessoas hostis são mais propensas a sofrer AVC
Cinco hábitos saudáveis podem reduzir pela metade risco de AVC em mulheres
O documento recomenda uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, legumes, nozes, sementes, aves e peixes. Também indica consumir com moderação carne vermelha e alimentos que contenham gorduras saturadas, encontradas principalmente em produtos de origem animal manteiga, queijo e leite.
- Temos uma grande oportunidade para melhorar a prevenção do acidente vascular cerebral, porque os fatores de risco que podem ser mudados ou controlados são responsáveis por 90% dos casos - disse James James Meschia principal autor do estudo.
Leia mais notícias sobre AVC
De acordo com a diretriz, evitar o fumo passivo também reduz os riscos de derrame e ataque cardíaco.
Conheça as principais recomendações da diretriz:
1) Siga a dieta mediterrânea, suplementada com nozes
2) Monitore a pressão arterial
3) Evite a pressão alta fazendo mudanças de estilo de vida, tais como a realização de mais atividades físicas, manter uma dieta saudável e gerir o seu peso.
4) Reduza a quantidade de sódio em sua dieta
5) Visite seu médico anualmente
6) Se a sua medicação para baixar a pressão arterial não funciona ou tem efeitos colaterais ruins, converse com seu médico para encontrar uma combinação de drogas que funcionem melhor para você
7) Não fume. Fumar pode aumentar significativamente seu risco de AVC. Se você é uma mulher que sofre de enxaquecas com aura, o tabagismo aumenta o risco de acidente vascular cerebral ainda mais do que na população em geral.