Vida

Tradição com saúde

Vai um chimas aí?

Neste domingo é comemorado o Dia do Chimarrão. Saiba os benefícios e os cuidados para aproveitar bem a bebida-símbolo do Rio Grande do Sul

Para consumi-lo não tem hora nem lugar. Em casa, no trabalho, na aula, na lida do campo, há pessoas que o levam até para a beira da praia. O chimarrão é o companheiro inseparável do gaúcho. Mas afinal, tomá-lo todos os dias faz bem para a saúde? Conversamos com duas nutricionistas em busca dessa resposta.

Chimarrão pode ser aliado dos estudos
Vídeo: "estrangeiros" provam o chimarrão gaúcho
Quiz: que tipo de mateador você é

Uma boa notícia para os fãs da bebida é que a erva-mate carrega uma diversidade de vitaminas e minerais como vitaminas A, C, E e as do complexo B, selênio, fósforo, potássio e zinco. Também tem vários polifenóis, saponinas, metilxantinas ( cafeína, por exemplo), entre outros. Estas substâncias estão associadas aos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios da erva-mate, podendo ajudar na prevenção de aterosclerose, diabetes e doenças inflamatórias. Também apresenta ação vasodilatadora e hipolipemiante, que pode ajudar na redução dos níveis de colesterol e, por consequência, prevenir doenças cardíacas e vasculares.

De acordo com Alessandra Campani Pizzato, professora da faculdade de Nutrição da PUCRS, não existe uma quantidade ideal de consumo diário do chimarrão. Porém, estudos indicam que de um a dois litros por dia, a bebida não traz riscos para a saúde. Mas deve-se tomar muito cuidado com a temperatura da água. O importante é que ela não ferva, devendo ser retirada do fogo quando a chaleira começar a chiar, a 70ºC. Líquidos muito quentes estão associados à lesão na parte interna da boca e na garganta, que podem causar doenças.


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
  • Mais sobre:
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje

05:00 - 08:00