Ouço muita gente comentando que nestas férias de julho quer dar um pulo em Gramado com os filhos. Que tal dar um pulo também em Canela, a vizinha repleta de atrações para a família? Recentemente, tive a oportunidade de passar um fim de semana com um time de blogueiras gaúchas junto a nossos filhos no hotel Laje de Pedra. A animação dos preparativos do encontro foi tão intensa quanto a programação que planejamos. Tente imaginar seis blogueiras de viagem juntas organizando um roteiro? É claro, foi uma maratona.
Sexta-feira, iniciamos o nosso percurso em Canela com duas grandes provas. A primeira, em frente à Catedral de Pedra iluminada, onde a mulherada se reuniu na Holic Pâtisserie para o brinde da largada. Experimentamos os doces franceses e o famoso macaron de bergamota. Mais tarde, reunimos todas as famílias em uma mesa no sempre imperdível Magnólia – casarão antigo com ambientes lindos, espaço e cardápio infantil, sala de cinema e a simpatia da sorridente Fernanda Chies, uma das proprietárias do restaurante. Dica de prato? Filé Magnólia ou o risoto de pato com shitake.
O sábado amanheceu com um dia glorioso de sol. Por isso, bem cedo corremos para o Alpen Park que oferece diversão ao ar livre e, agora, até food trucks nos fins de semana (me apaixonei pela Kombi do Helena). O parque de aventuras é tão família que até o apresentador Luciano Huck e sua trupe estavam por lá no primeiro horário da manhã. Apesar do trenó e da montanha-russa serem as atrações mais populares, a nossa turminha mirim gostou mesmo foi da tirolesa. Para recuperar as energias, o almoço foi marcado na feijoada de inverno do Laje de Pedra que, pasmem, é servida desde 1978 (prove o quindim no bufê de sobremesa). Algumas famílias, ainda com fôlego e brecha no estômago, foram ao Reino do Chocolate – espaço temático da Caracol Chocolates onde o chocolate quente é a pedida). No jantar, tivemos revezamento: um grupo se entregou aos sabores asiáticos do Galangal enquanto o outro, ao aconchego do bistrô Empório Canela.
Domingo foi um dia reservado para a integração total com a natureza. Nossa excursão partiu logo cedo para apreciar a paisagem linda do mirante do Parque da Ferradura. Entre trilhas fáceis e mata nativa, os quatis alegraram as crianças. Na mesma estrada que leva ao parque, indico também a visita ao teleférico da Cascata do Caracol (bondinhos aéreos). Entretanto, se a nossa maratona tivesse uma medalha, eu a entregaria ao Ecoparque Sperry e ao seu restaurante Bêrga Motta. Não há lugar melhor para reunir a família e os amigos do que essa reserva ambiental com cascatas e trilhas no Vale do Quilombo. Depois desse almoço de respeito com ingredientes coloniais e orgânicos e bolinho de arroz imperdível, no caminho para Porto Alegre, ainda encerramos o fim de semana com uma visita guiada no Gramado Zoo, zoológico referência em bem-estar animal, educação e conservação ambiental.
É claro que a turma animada cruzou a linha de chegada já programando a próxima aventura. E, enquanto a nossa viagem ou a sua não chegam, faço um convite a todos para uma prova importante: o 7º Almoço Campeiro da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que ocorre em Porto Alegre no dia 24 de julho. A renda é revertida ao tratamento de reabilitação física dos 700 pacientes. Convites à venda até 22 de julho, na Rua Cristiano Fischer, 1510, por R$ 25. No próximo domingo, carregue a turma para experimentar esse sabor ímpar de ajudar.
Mais informações sobre o 7° Almoço Campeiro da AACD /RS de 24 de julho pelo telefone (51) 3382-2218 ou pelo e-mail rsvoluntariado@aacd.org.br.