Pisada correta

VÍDEO: como escolher o tênis mais adequado para cada modalidade de exercício

Especialistas dão dicas para proteger a saúde e melhorar o desempenho

Por: Camila Kosachenco
14/09/2016 - 12h42min | Atualizada em 14/09/2016 - 12h47min

Caminhada, corrida, musculação, crossfit. Independentemente do exercício físico, uma coisa é certa: os tênis precisam estar adequados a atividade e as características de cada pessoa. Uma escolha bem feita pode impulsionar o desempenho durante o treino e também reduzir os riscos de lesões a curto e longo prazo.

O ortopedista especialista em pé e tornozelo do Hospital Moinhos de Vento Luís Alberto Rubin lembra que esse tipo de calçado exerce três funções básicas: proteção dos pés, amortecimento e melhora da performance.

Leia mais:
Exercícios físicos podem ajudar a compensar danos do álcool 
Saiba como se tornar um adepto da corrida

— Algumas atividades são feitas em terrenos que podem machucar, então ele tem o papel da proteção mecânica contra o corte e machucados. Ele também é responsável pelo amortecimento do impacto, que é a força que o corpo faz contra o chão quando corre ou pula. E ainda ajuda em algumas modalidades: no futebol, por exemplo, a chuteira tem travas para prender ao solo; no vôlei, auxilia no amortecimento e oferece mais aderência à quadra — lista.

Um tênis adequado reduz os riscos de pequenos machucados, como calos, e até fraturas e lesões mais graves nos joelhos, quadris e coluna.

Vale lembrar que mesmo bons tênis têm prazo de validade, que varia conforme o uso.

— Eles têm validade pela quantidade de impacto que já sofreu. Hoje, há produtos que restituem a energia, absorvem o impacto e não deformam. Esses duram mais, no entanto, têm um custo mais elevado. Os comuns, com solado de EVA ou gel, costumam a ter durabilidade de seis meses com o amortecimento funcionando 100% — destaca a profissional de Educação Física e doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS Paula Finatto. 


 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.