Saúde

Adolescentes serão vacinados contra meningite C a partir de 2017

Atualmente doses são aplicadas somente em bebês de até um ano

Por: Rádio Gaúcha
12/10/2016 - 13h49min | Atualizada em 12/10/2016 - 13h49min
Adolescentes serão vacinados contra meningite C a partir de 2017 Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

Entre as alterações no plano de imunizações anunciado pelo Ministério da Saúde, está a ampliação da vacinação contra a meningite C para adolescentes de ambos os sexos. Atualmente as doses são aplicadas apenas em bebês aos três, cinco e 12 meses. A justificativa é que com o passar dos anos, pode haver diminuição da proteção que acontece na infância.

A meta é vacinar 80% do público-alvo, que tem 7,2 milhões de adolescentes entre 12 e 13 anos. A cada ano uma faixa etária será adicionada, até que em 2020 a vacinação será realizada em crianças de nove anos até adolescentes de 13.

Leia mais:
Governo inclui meninos em campanha de vacinação contra o HPV
Sociedade de Pediatria passa a recomendar vacina contra dengue

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Segundo o Ministério da Saúde, é uma doença considerada endêmica no Brasil. Em 2015, foram registrados 15,6 mil casos de diferentes tipos em todo o país.  

A meningite C é o subtipo mais frequente da doença, e representa cerca de 60% a 70% dos casos de meningite. A doença é considerada grave, de rápida evolução e tem a vacina como principal forma de proteção.

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.