Higiene

Pesquisa mostra que a regra dos cinco segundos para comida que cai no chão é falsa

Em menos de um segundo o alimento já pode estar contaminado

10/10/2016 - 16h43min | Atualizada em 10/10/2016 - 16h45min
Pesquisa mostra que a regra dos cinco segundos para comida que cai no chão é falsa freeimages/divulgação
Foto: freeimages / divulgação

Sabe aquela máxima popular de que alimentos que caem no chão por apenas cinco segundos podem ser consumidos sem nenhum problema? Esqueça.

Pesquisadores da Rutgers University, nos Estados Unidos, conseguiram comprovar que as bactérias são capazes de contaminar um alimento em menos de um segundo, contrariando outro estudo publicado em 2014 pela Aston University, da Inglaterra.

Leia também:
Higiene: saiba o que é mito, verdade e o que pode comprometer a saúde
Saiba como manter as bactérias longe do seu banheiro
Entenda por que lavar as mãos é tão importante para evitar doenças

Para chegar à conclusão, os norte-americanos testaram quatro alimentos (melancia, pão, pão com manteiga e bala de goma) e quatro superfícies (azulejo, madeira, carpete e aço inox) contaminadas por Enterobacter aerogenes, uma bactéria não patogênica (ou seja, que não causa doenças) considerada "prima" da Salmonella. As comidas foram avaliadas em diferentes tempos de exposição: menos de um segundo, cinco, 30 e 300 segundos.

A melancia foi a mais contaminada, enquanto a bala de goma ficou no fim da lista.

— A transferência das bactérias da superfície para a comida parece ser mais afetada pela umidade. Como as bactérias não têm pernas, se movem com a umidade. Então, quanto mais "molhado" o alimento, mais risco — explicou Donald Schaffner, professor que participou do estudo, ao site da universidade.

Para surpresa dos pesquisadores, o carpete se mostrou a superfície menos contaminante — o que não significa que é o mais limpo. A justificativa levantada pelos especialistas é de que a topografia do tecido dificulta o contato do alimento com as bactérias.

De acordo com os pesquisadores, o estudo mostrou que o tipo de alimento, a superfície e o tempo de exposição também interferem na contaminação.

 






 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.