Alimentação

Limão emagrece? Desvendamos mitos e verdades sobre a fruta

Nutricionalmente, a frutinha cítrica é recheada de benefícios para o organismo

Por: Camila Kosachenco
06/04/2017 - 20h00min | Atualizada em 06/04/2017 - 22h34min


Foto: stock.xchng / Divulgação

De azedo, o limão só tem o sabor. Nutricionalmente, a frutinha cítrica é recheada de benefícios para o organismo, que vão desde melhora da imunidade até controle da tara por carboidratos. Tantas vantagens acabaram dando à fruta o status de elixir da saúde. Mas será que tudo o que dizem por aí é verdade? Com a ajuda da nutricionista Joice Soares desvendamos alguns fatos sobre o limão. Veja.

Leia também:
Peito de peru é saudável? Veja as diferenças e saiba como escolher os embutidos
Aprenda receitas de pastas que podem acompanhar pães e petiscos
Manteiga ou margarina? Conheça vantagens e desvantagens desses dois parceiros do pão

Limão emagrece? 

Mito. O consumo isolado da fruta não tem poder emagrecedor.

— Para emagrecer, precisamos ter um déficit de calorias na alimentação, ou seja, ingerir menos calorias do que a necessidade diária — esclarece a nutricionista.

Porém, associado a uma dieta equilibrada, o limão pode atuar como coadjuvante da perda de peso. Isso porque ele facilita a digestão de determinados alimentos como proteínas, carboidratos complexos e ricos em gorduras. Por ser antioxidante, ainda auxilia no processo de desinflamação do organismo, o que favorece o emagrecimento.

Limão com água morna em jejum alcaliniza e desintoxica o organismo?

Verdade, embora o tema seja controverso. Segundo Joice, se analisarmos o pH do limão e do estômago isoladamente, essa afirmação é um mito — afinal, ambos são ácidos. Entretanto, depois de ingerido e metabolizado, o limão se torna alcalino.

Quanto ao efeito de desintoxicação, somente o consumo de água em jejum já é suficiente, pois ela estimula o funcionamento do intestino, acelerando a eliminação das toxinas presentes nas fezes. O limão seria apenas para dar sabor.

Limão reduz a vontade de comer doces?

Verdade, mas só se consumido inteiro. Por ser rico em fibras, oferece maior saciedade, evitando o exagero.

— Como estimula as papilas gustativas, dá uma sensação de plenitude, reduzindo a vontade de comer carboidratos, principalmente doces — afirma Joice.

Limão melhora a imunidade?

Verdade. Rica em vitamina C e antioxidantes, a fruta ajuda a proteger as células sadias do organismo. Como boa parte das propriedades estão na casca, Joice sugere que o limão seja consumido inteiro em sucos, por exemplo. As raspas da casca também podem ser usadas sobre outras preparações para obter bons resultados.

Limão é uma boa opção de tempero para alimentos?

Verdade. Tanto em saladas como em peixes, a fruta ajuda a salientar o sabor. Dessa forma, pode-se reduzir o consumo de sal. Usado no peixe, ainda contribui com a digestão.

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.