A veterana atriz da Broadway, a cantora Elaine Stritch, morreu aos 89 anos, em sua residência, em Birmingham, Michigan (EUA). A informação foi confirmada nesta quinta-feira por uma amiga. A Broadway anunciou que vai diminuir as luzes por um minuto às 19h45 desta sexta-feira em memória à lenda de seus palcos, que foi indicada a quatro prêmios Tony Award, maior prêmio de teatro dado nos Estados Unidos, e ganhou três prêmios Emmy, o Oscar da TV norte-americana.

A atriz de humor ácido e voz marcante mudou-se para Michigan no ano passado, depois de morar por anos no luxuoso Carlyle Hotel, em Nova York. Ela se casou com o ator John Bay em 1973, que morreu em 1982.
A carreira de Stritch começou nos anos 1940 e, apesar de suas constantes aparições no cinema e na TV, ele ficou famosa por estrelar peças na Broadway e no West End londrino. Ela estrelou Quem tem medo de Virginia Woolf e o musical Company, de Stephen Sondheim, entre outras obras.
Recentemente brilhou na TV vivendo a mãe de Alec Baldwin na premiada comédia 30 Rock. Ela também teve participações memoráveis em Law and Order e 3rd Rock From the Sun. No cinema, atuou em filmes de Woody Allen, incluindo Setembro, e esteve ao lado de Richard Gere em Outono em Nova York.
Em 2002, foi muito elogiada pela crítica em Nova York e Londres com seu show solo Elaine Stritch At Liberty, que levou um Tony especial.
Sua última atuação na Broadway foi em 2010 como Madame Armfeldt no revival de outro musical Sondheim-Hugh Wheeler, A Little Night Music, substituindo outra lenda dos palcos, Angela Lansbury.
No ano passado, o site de streaming Netflix produziu Elaine Stritch: Shoot Me, um documentário sobre sua vida e carreira.
*AFP