
A música pop brasileira hoje tem um nome: Malta. Vencedora do reality show SuperStar, a banda paulistana desbancou o sertanejo nas listas dos mais vendidos e está em turnê pelo Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a procura por ingressos foi tão grande que o show deste domingo foi transferido do Opinião, com capacidade para 1,7 mil pessoas, para o Pepsi On Stage, que recebe público de até 5,5 mil.
O fenômeno é ainda maior quando se considera que a Malta sequer lançou um disco - apenas singles, que estão atualmente entre os cinco mais vendidos no iTunes (no Brasil, só perdem para a popstar Taylor Swift). Mas o álbum, prometido para setembro, já está em primeiro lugar no site da Apple, ainda que em pré-venda.
- Sexta passada, eles fizeram um show em Novo Hamburgo, pegaram um jatinho para gravar o Criança Esperança e voltaram no dia seguinte para se apresentar em Santa Rosa. Esse é o ritmo deles hoje - conta Rodrigo Machado, sócio-proprietário da Opinião Produtora, organizadora da turnê da banda pelo Estado.
Depois da turnê gaúcha, o quarteto paulistano segue excursionando até o dia 22 de dezembro, cobrindo quase todos os Estados do Brasil. A agenda reflete o desempenho da banda no programa de TV, vencido com 74% da preferência do público - que hoje corre para ver os ídolos.
Os shows seguem essencialmente com músicas póprias, umas das marcas do desempenho no SuperStar e parte do segredo de sucesso.
- Uma banda conhecida pelo próprio trabalho cria uma identificação imediata com o ouvinte - opina Rafinha, programador da rádio Atlântida.
SERVIÇO
Sexta, em Santa Maria, no Avenida Tênis Clube (Avenida 2 de Novembro, 1.290), com ingressos entre R$ 150 e R$ 180.
Sábado, em Caxias do Sul, no All Need Master Hall (Rua Castelnovo, 13.351), com ingressos entre R$ 60 e R$ 140).
Domingo, em Porto Alegre, no Pepsi On Stage (Severo Dullius, 1.995), com ingressos a R$ 75.
Depois deste final de semana, a turnê segue para Passo Fundo (28), Pelotas (29), Rio Grande (30) e Bagé (31).
Em Porto Alegre, os ingressos podem ser comprados nas lojas Multisom do Centro (Andradas 1.001), shoppings Iguatemi, Praia de Belas, Moinhos, Total, BarraShopping Sul, Bourbon Ipiranga, Bourbon Wallig, Shopping Canoas, Bourbon São Leopoldo e Bourbon Novo Hamburgo, e pelo site www.opiniaoingressos.com.br, com cobrança de taxas. Mais informações no roteiro das página 6 e 7.
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Entrevista com a banda Malta
5 Razões para o sucesso da Malta
1 A Malta faz um pop rock óbvio - o que não significa ruim -, do tipo que agrada a todas as audiências. Tanto que, nos shows, é possível observar um público que abrange diferentes gêneros, idades e classes. Para Carlos Eduardo Miranda, produtor musical que foi jurado em concursos musicais televisivos como Ídolos e Astros, a banda é competente, embora não apresente nada novo:
- Eles fazem uma música batida, sem graça e influenciada por coisas velhas.
Por isso, até que faz sucesso, porque as pessoas reconhecem ali tudo o que gostam. Mas não aponta para o futuro.
Confortável no papel de novo ídolo, o vocalista Bruno Boncini garante que não trocará o certo pelo duvidoso:
- Vamos continuar fazendo a mesma música que estamos fazendo, porque é nela que acreditamos.
2 Nenhuma banda torna-se fenômeno sem uma penca de apoiadores virtuais. E com a Malta não é diferente: antes mesmo de vencer o reality show Superstar, o grupo já angariava milhares de fãs pelas redes sociais. Hoje, somente em seus canais oficiais, a Malta soma quase 2 milhões de seguidores em seu perfil no Facebook, mais de 40 mil no Twitter, quase 90 mil no Instagram e mais de 66 mil inscritos no YouTube.
3 É inegável que grande parte do sucesso da Malta venha da superexposição na TV. Para Miranda, é mais por causa do reality show - e menos por causa da música - que as pessoas estão lotando os shows da banda.
- O público deles é o público que viu o programa. É gente que está saindo de casa para ver ao vivo o que viu na TV - declara o produtor. - Mas não tenho dúvida de que estejam se divertindo lá.
4 Enquanto a maioria dos participantes de programas de calouros aposta em covers, a Malta competiu com as próprias músicas. O resultado agradou aos jurados e ao público, que correu ao iTunes para comprar as faixas lançadas como singles.
- O que cativa as pessoas é a obra do artista. E sempre acreditei no nosso trabalho autoral - diz Boncini.
5 Até o final do ano, a Malta terá feito cerca de 40 shows cobrindo praticamente todo o território nacional. Para se ter uma ideia, depois do último show no RS, em Bagé, no dia 31 de agosto, a banda estará em Manaus apenas quatro dias depois. A maratona, segundo Boncini, tem sido cansativa, mas vale a pena:
- Sonhamos a vida toda com isso e agora estamos dando tudo de nós.