
Conhecida por renovar a tradição do fado, Mísia retorna à Capital com o show São 3, especialmente produzido para a abertura do 21º Porto Alegre Em Cena - nesta quinta-feira (4/8), às 21h, no Teatro do Bourbon Country (até quarta-feira, ainda havia ingressos disponíveis).
> Confira 7 grandes espetáculos do festival ainda com ingressos disponíveis
> Com orçamento enxuto, 21º Porto Alegre Em Cena aposta em parcerias
Nascida na cidade do Porto, a cantora apresentará um repertório brasileiro composto por canções de Dorival Caymmi, Lupicínio Rodrigues (ambos tendo seus centenários de nascimento celebrados em 2014) e Cartola. Ela estará acompanhada de um trio que empunhará instrumentos típicos da música portuguesa: Daniel Pinto (viola de fado), Frederico Gato (baixo acústico) e Sandro Costa (guitarra portuguesa). A direção é de Adriana Calcanhotto, que também realizará um show no festival (dia 13). As duas haviam cantado juntas no Porto Alegre Em Cena de 2009.
Mísia chega com o aposto de "uma das maiores cantoras do mundo", segundo o coordenador- geral do festival, Luciano Alabarse:
- Quando Adriana falou que estavam, as duas, pensando em homenagear o centenário de Caymmi, que Mísia ama, sugeri que incluíssem canções do Lupicínio, pois ambos completam cem anos de nascimento em 2014, sugestão logo aceita. Das conversas preliminares, surgiu o nome de Cartola.
Esta diva portuguesa foi um fruto da improvável união de um engenheiro e de uma bailarina espanhola. Entre Portugal e Espanha, a jovem escolheu o último país para iniciar a vida artística. Morou em Barcelona, cantando em diversos idiomas e com influência de diferentes tradições. Mudou-se para Madri. Então, como boa filha à casa retorna, ela atravessou novamente a fronteira para buscar as origens e lançou o primeiro disco, Mísia, em 1991. Reintroduziu no fado instrumentos como violoncelo e acordeão. As referências de suas letras são de nomes da literatura portuguesa: Saramago, Lídia Jorge, Vasco Graça Moura.
Embora faça justiça à continuidade do fado, Mísia tem passeado por outras searas. No disco Ruas (Lisboarium & Tourists), que apresentou no Porto Alegre Em Cena em 2009, gravou Love Will Tear Us Apart, do Joy Division, e Hurt, do Nine Inch Nails. Seu mais recente trabalho é Delikatessen Café Concerto, lançado em 2013, que tem participação de Adriana Calcanhotto na faixa Que Será.