
Em 2011, uma prancha de surf foi levada para dentro do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). Começava assim o acervo de design da instituição. Itens dessa recente coleção já foram apresentados em exposições, mas só agora o conjunto vem a público com Geografias da Criação: Arte, Moda e Design, mostra que será inaugurada nesta quinta-feira (4/9), às 19h.
É a primeira vez que o Margs apresenta uma exposição desse tipo. A curadora-chefe, Ana Zavadil, selecionou mais de cem trabalhos de 94 artistas de forma a destacar a relevância do design - gráfico, de produto ou moda - em um museu de arte. Ao reunir obras do acervo e de convidados, busca apontar possíveis diálogos quando peças de design são apresentadas junto a produções artísticas. Por isso, não será estranho encontrar nessa mesma exposição desde o retrato A Dama de Branco, pintado por Arthur Timótheo da Costa em 1906, até Inajá, a prancha de surf que a artista Heloisa Crocco criou em 2011 em parceria com designers, ou o fogão Wallig, modelo Visomaster, desenhado por José Carlos M. Bornancini nos anos 1960.
Dando sequência ao programa de exposições coletivas do Margs, Geografias da Criação é mais uma proposta de curadoria que explora relações entre artistas e produções aparentemente díspares, desta vez aproximando história da arte e do design. Para Ana Zavadil, trata-se de uma experiência:
- Possibilita investigar outros aspectos da produção artística, com obras canônicas do acervo dividindo espaço com criações das áreas de moda ou de design.
Com uma representatividade ainda modesta, nas palavras do diretor do Margs, Gaudêncio Fidelis, a coleção de design deve incorporar, inclusive, movelaria. A instituição, que tem um dos mais importantes acervos de arte do país, com 3,5 mil obras, também deverá formar um segmento de moda.
- Ter essas coleções é relevante para qualquer museu que reconheça a relevância do design e da moda - diz Gaudêncio.
Geografias da Criação: Arte, Moda e Design
> Abertura quinta-feira (4/9), às 19h. Visitação de terça a domingo, das 10h às 19h, até 16 de novembro. Gratuito.
> Margs (Praça da Alfândega, s/nº), em Porto Alegre, fone (51) 3227-2311.
> A exposição: apresenta itens da recente coleção de design do Margs e de artistas convidados, junto a obras de arte do acervo. São mais de cem trabalhos reunidos no térreo da instituição.