
Lupicínio Rodrigues traduziu de forma visceral as dores do amor e transformou-se em um dos maiores nomes da música popular brasileira. Para marcar seu centenário, a RBS TV exibe neste domingo (após o Teledomingo, no Rio Grande do Sul, e Estúdio SC, em Santa Catarina), um programa especial sobre sua vida e obra. Lupi - O Musical é baseado no espetáculo homônimo apresentado em Porto Alegre. Com texto e direção de Artur José Pinto, a peça mostra passagens da vida do compositor porto-alegrense entremeadas por clássicos como Cadeira Vazia.
Com linguagem cinematográfica, o programa especial narra a trajetória do poeta mesclando as canções apresentadas no musical e os bastidores da produção com imagens de arquivo e depoimentos de amigos e familiares do artista. A atração tem duração aproximada de 30 minutos e mostra como Lupi se valeu das estruturas do samba da época e depositou seus encontros e desencontros em cada verso e palavra de suas composições.
- Acompanhamos a produção do musical desde abril para preparar esse programa especial. Gravamos os bastidores e as apresentações de junho no Theatro São Pedro. Cada canção apresentada será precedida por um material de arquivo que conta a sua história - conta Vinicius Cruxen, que assina o roteiro e a direção do especial da RBS TV.
Nove das 21 músicas do espetáculo serão apresentadas no programa, que será exibido no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em mais 116 países pela Globo Internaciona.l Após a transmissão, um conteúdo extra estará no site da RBS TV.
Fique ligado:
Lupi, o musical, espetáculo que deu origem ao programa da RBS TV, volta a cartaz nos dias 18 e 19 no Teatro da Amrigs, em Porto Alegre.