
Nada de porões, garagens ou bares. Os roqueiros gaúchos vão se fartar de ar puro nos próximos dois finais de semana, de sexta a domingo. Em meio à natureza do Sítio Picada Verão, o 8º Morrostock promoverá o encontro de nomes como Wander Wildner, Júpiter Maçã, TeNenTe Cascavel, Os Replicantes, além de bandas do Interior e da Região Metropolitana e alguns shows nacionais. A procura por ingressos supera a de 2013, quando o festival teve Arnaldo Baptista como chamariz.
Segundo o organizador, Zé Paulo Barcelos, o foco regional deste ano foi um jeito de contornar limitações financeiras.
- Sempre houve apoio dessa moçada ao festival, mas a ligação com o rock gaúcho não era restrita, tinha bandas de fora - conta Barcelos, que organiza o festival em parceria com a produtora e gravadora Marquise 51. - No ano passado, tivemos o Arnaldo Baptista, que nos deu uma visibilidade muito boa, mas o retorno financeiro não foi o esperado. Como vamos contratar um artista de renome num ano em que não tivemos financiamento, não fomos contemplados nos editais, e o patrocínio de empresas privadas está comprometido com campanhas para a eleição?
Com capacidade de público de 1,5 mil pessoas, o festival terá mais atrações nesta edição: o número total subiu de 60 para mais de 80 graças a um novo espaço, o Organic Sounds. Aberto só nos dias 18 e 19, o ambiente mistura artistas de rua e música de raiz. Nos dias 10, 11 e 12, o sítio recebe bandas de rock pesado, com grupos locais e de fora do Estado como Mad Grinder (RN), Test (SP) e a grande atração, a capixaba Dead Fish. De 17 a 19, a chave vira para a psicodelia, quando, além dos veteranos gaúchos, estão escalados o compositor folk italiano Gipsy Rufina, os paranaenses Giovanni Caruso e o Escambau, os clowns da Bandinha Di Dá Dó, entre muitos outros. Um destaque será Júpiter Maçã, que fará seu primeiro show em dois anos. A temporada em São Paulo foi o suficiente para ele esboçar 15 músicas novas.
- O show vai ser metade clássicos e metade novas - conta o artista, que voltou à Capital há um mês.
Sustentabilidade
No Morrostock, a vista é só montanhas verdes. As trilhas por meio da mata convidam à exploração que pode acabar em banho de arroio ou de cachoeira. Esse cenário é honrado pelo festival, que a cada edição fica mais ecológico. Há meses, uma equipe de voluntários tem erguido estruturas sustentáveis no local. Em 2014, saem os banheiros químicos e entram os secos, dos quais os dejetos passarão por seis meses de compostagem para virar adubo. Na praça de alimentação - com opções carnívoras, vegetarianas e veganas -, não serão vistos copos, talheres nem pratos de plástico.
A essas ações soma-se o incentivo ao transporte coletivo, com ônibus fazendo o trajeto da rodoviária ao sítio. Além das cerca de 70 atrações musicais, o evento conta com atividades que vão de lançamento de livro a ioga e malabares. Na tenda zen, os visitantes poderão se inscrever em oficinas de crochê, compostagem e outras.
PROGRAME-SE
8º Morrostock conta com mais de 80 atrações entre shows locais, nacionais e internacionais, oficinas e intervenções artísticas nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de outubro, no Sítio Picada Verão, em Sapiranga.
> Ingressos para o primeiro final de semana (de 10 a 12) custam R$ 60, no lote promocional, e, para o segundo (de 17 a 19), R$ 120, no terceiro lote. Pontos de venda: Back in Black (Shopping Total), Marquise 51 (Cristovão Colombo, 51), Tok Som (João Correa, 937, em Sapiranga) e site www.sympla.com.br (com cobrança de taxas). Também serão vendidos ingressos no local.
> Há serviço de transporte gratuito da rodoviária de Sapiranga até o evento nos dois finais de semana. Partidas às 18h30min, 20h15min e 22h (sextas), e às 11h, 13h, 16h, 18h, 20h e 22h (sábados). Retornos nos domingos conforme demanda, a partir das 13h.
> A entrada dá direito a acampar no local, que oferece banheiros ecológicos e cozinha comunitária, além de praça de alimentação focada em comida orgânica, incluindo opções vegetarianas e veganas. Outras indicações de alojamento e mais informações no site morrostock.com.br.
ROCK PESADO - DE 10 A 12/10
> Dia 10 - Phantom Powers (POA), Loomer (POA), Indecents (Capela de Santana), Mad Grinder (RN), XamorX (POA), Chute no Rim (Alvorada), Dead Fish (ES), Diatribe (Santa Cruz do Sul), Diablo Fuck Show (POA), Suburban Stereotype (Pelotas), No Cages (Campo Bom)
>Dia 11 - It's All Red (POA), Fuerza Bruta (POA), Charlar (POA), Infeliz_ Mente (Campo Bom), Line of Head (Montenegro), Terror66 (POA), Burn the Mankind (POA), Terrorismo? (Cachoerinha), Roleta Russa (Gravataí), Platinus (POA), Furia (SM), Nervosa (SP), Losna (POA), Test (SP)
>Dia 12 - Putinhas Aborteiras (POA), Balde Sujo e Marcelo Lóren (NH), Vultures HC (Sapucaia), Devir (Santa cruz), Anomalia Social (Caxias), Atritos (Canoas) e Warkrust (POA)
ROCK PSICODÉLICO - DE 17 A 19/ 10
>Dia 17 - Horácios (POA), Percivais (Santo da Patrulha), Lítera (POA), Isidoro Pilsen (POA), Replicantes (POA), Tequila Baby (POA), Giovane Caruso e o Escambau (PR), Velho Hippie (Caxias do Sul), Gepetos Almas Brasucas (Passo Fundo), Quarto Acido (Panambi)
>Dia 18 - Clarissa Mombelli (POA) e Fredi Bessa (São Leopoldo), Novo Circo Cia de Dança (POA), Farabute (POA), Myla Hardie (POA), Conjunto Bluegrass (POA), Guff (Barra do Ribeiro), Gustavo Kaly (SC), Chichadélicos (POA), Gypsy Rufina (Itália), Jimi Joe (POA), Tocata y Fuga (Taquara), Lugh (SM), Wander Wildner (POA), Garotos da Rua (POA), Júpiter Maçã (POA), Cartolas (POA), Identidade (POA), TeNenTe Cascavel + Julio + Frank (POA), Mar de Marte (Erechim), Sinagoga Zen (Bento Goncalves), Xispa Divina (Sobradinho), Scafandro (POA)
>Dia 19 - Serginho e a Vassoura em Ilusionismo Sonoro (Pelotas), Lady Loucura (Gramado), Grass Effect (POA), La Digna Rabia (POA), Grupo Musical União (Picada Verão), Cattarse (Viamão), Lotuschama (Sapiranga), Dingo Bells (POA) e Gustavo Telles e Os Escolhidos (POA)
Confira um mapa de como chegar ao local dos shows em Sapiranga:
Arte / Zero Hora

*Segundo Caderno