
O asfalto encontrará o pampa, nesta sexta-feira e sábado, no Teatro Renascença. Encabeçada pelo maestro Tasso Bangel, a Camerata Pampeana apresenta seu premiado disco de estreia, Cidade & Campo. As sessões são às 21h e ainda há ingressos.
Projeto criado em 2011 por Bangel, a Camerata Pampeana segue o trabalho de fusão de gêneros que o maestro começou a desenvolver à frente do Conjunto Farroupilha a partir do final da década de 1940. Agora, os esforços são concentrados em dar roupagem erudita à música campeira - daí o nome do disco.
- A cidade, a música urbana, é representada pelo quarteto de cordas, enquanto o campo entra pelo som do violão e do acordeão - explica Bangel.
O sexteto, com o maestro no acordeão, é formado por Elsdor Lenhart (primeiro violino), Rosângela dos Santos (segundo violino), Gabriela Vilanova (viola), Philip Mayer (violoncelo) e Diego Costa (violão). São eles que apresentarão as canções do disco, vencedor de três prêmios Açorianos de Música este ano: melhor compositor e melhor arranjador para Bangel e melhor grupo instrumental.
Entre as canções que serão tocadas, estão clássicos do cancioneiro popular como Felicidade (Lupicínio Rodrigues), Canto Alegretense (Nico Fagundes/Bagre Fagundes), Adeus Mariana (Pedro Raimundo) e Merceditas (Ramon Sixto Rios), todos rearranjados por Bangel. Também há espaço para composições próprias, como a faixa que dá nome ao álbum, Tradição e Coração Farroupilha.
- É música do campo, mas é mais sofisticada. Diria que é uma proposta quase totalmente nova - afirma, rindo, Bangel.
SERVIÇO
Sexta-feira e sábado, às 21h. Regência do maestro Tasso Bangel.
Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307).
O show: a Camerata apresentará as canções do disco Cidade & Campo, como as inéditas Cidade & Campo e Coração Farroupilha e clássicos como Felicidade (Lupicínio Rodrigues), Canto Alegretense (Nico Fagundes/Bagre Fagundes) e Adeus Mariana (Pedro Raimundo).
Ingresso: R$ 30. Desconto de 50% para estudantes e idosos. Pontos de venda: lojas Multisom do Centro de Porto Alegre (Andradas, 1.001) e dos shoppings Total, Iguatemi e BarraShoppingSul.
* Segundo Caderno