
Ismael Monticelli apresenta desta quarta-feira a 23 de novembro, no Santander Cultural, sua segunda exposição individual, Todas as Coisas, Surgidas do Opaco. A mostra do artista visual porto-alegrense de 27 anos é a 10ª do projeto RS Contemporâneo, iniciativa que o Santander realiza desde 2012 com foco na promoção da nova produção artística local.
No encerramento da temporada 2014 do projeto, que já soma mais de 200 mil visitantes, Monticelli exibe trabalhos - fotografias, objetos, cartazes e textos - concebidos a partir da sua percepção sobre situações comuns no cotidiano de uma casa. Ampliando a imagem de poeira acumulada ou de porções de farinha de trigo, por exemplo, ele captou cenas que remetem a paisagens desérticas.
- A origem deste projeto está no período em que morei por um ano em Pelotas. Mudei-me para um apartamento pequeno, para o qual levei pouquíssimas coisas e também fiquei sem os materiais que costumava usar nos meus trabalhos - diz Monticelli.
O artista revela que teve como inspiração em seu projeto, realizado ao longo de dois anos, as obras do artista Carlos Asp, integrante do Grupo Nervo Óptico, referencial coletivo gaúcho de artes visuais dos anos 1970.
- A partir dos estudos de paisagens que o Carlos Asp fazia com objetos domésticos, comecei a estabelecer relações com paisagens que podia construir ou encontrar na minha casa. A série de fotografias Deserto dos Tártaros vem de experiências com farinha de trigo. Também usei fragmentos de plástico bolha e testei diferentes tempos de exposição nas fotografias, movimentando objetos diante da lente da câmera - afirma o artista.
A exposição de Monticelli tem curadoria da carioca Luisa Duarte. O conselho curatorial do RS Contemporâneo em 2014 é formado por André Venzon e Mônica Zielinsky.
SERVIÇO
Exposição Todas as Coisas, Surgidas do Opaco, do projeto RS Contemporâneo.
Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028), fone (51) 3287- 5500.
A exposição: artista apresenta fotos e cartazes que oferecem um olhar diferenciado sobre a situação cotidiana de uma casa. Visitação de hoje a 23 de novembro,
com entrada franca. De terça a sábado, das 10h às 19h, domingos e feriados, das 13h às 19h.
Onde estacionar: Rua General Andrade Neves, 71, a R$ 10.