
Uma das grandes cantoras brasileiras contemporâneas, Ná Ozzetti volta a Porto Alegre pouco mais de um mês depois de ter apresentado na cidade o show de Embalar, seu disco mais recente. E não faz um ano que ela esteve na Capital para apresentar, junto à Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, um concerto formado exclusivamente por canções de compositores gaúchos, de Gelson Oliveira a Arthur Nestrovski, de Bebeto Alves a Lupicínio Rodrigues. O homenageado, agora, é Nei Lisboa.
Ná vai cantar 15 músicas de Nei, em show que integra o projeto Unimúsica, da UFRGS, este ano dedicado a autores locais (veja a programação no quadro abaixo). Isso às 20h desta quinta-feira, com entrada liberada a partir da entrega de um quilo de alimento não perecível (é preciso retirar senha, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS ou pelo site difusaocultural.ufrgs.br). Na quarta, às 16h, a artista fará um workshop na Sala Fahrion do mesmo teatro, que fica na Avenida Paulo Gama, 110.
- Estou ansiosa para conhecer os arranjos preparados pelo Vagner (o músico e compositor Vagner Cunha, que também assina a direção musical) para este show - ela diz, direto de São Paulo, pouco antes de voar rumo ao Sul. - Ao menos as duas canções de Nei que integravam o repertório do concerto dedicado a compositores gaúchos não devem estar tão diferentes assim - prossegue, referindo-se a Telhados de Paris e Relógios de Sol.
Ná e Nei se conheceram no fim dos anos 1990, quando ele a convidou para abrir um show seu na capital paulista.
- Cantamos juntos Romance na ocasião - conta. - Acabamos tendo muita afinidade, e acho que foi ali que minha relação com os compositores gaúchos se estreitou de vez.
A pedido da reportagem, definiu Nei como "letrista incrível, melodista de primeira e também um grande cantor, o que aumenta a responsabilidade nesse show". O repertório não foi definido totalmente em conjunto, mas o compositor participou do processo.
- Nei me mandou uma lista de músicas. Quando fui a Porto Alegre no mês passado, ouvi as canções com Vagner. Agora vou ver o que ele aprontou com as escolhidas - brinca.
Em setembro, na Capital, Ná disse que já cogitou transformar o projeto com canções de compositores gaúchos em disco. Agora, reitera o desejo. E diz mais:
- Dá vontade de registrar também as músicas do Nei em um álbum. Quem sabe...
O repertório do show:
Telhados de Paris
Bom Futuro
Berlim Bom Fim
Pra te Lembrar
Romance
Produção Urgente
Relógios de Sol
Bar de Mulheres
Em Pleno Carnaval
Tropeço
Sinal Azul
Noves Fora
Máquinas de Fazer Máquinas
De Volta
Vapor da Estação
Próximos concertos:
Depois das homenagens a Radamés Gnattali, Barbosa Lessa, Octávio Dutra e agora Nei Lisboa, o projeto Unimúsica terá até o fim do ano outros três encontros dedicados a compositores gaúchos, sempre no Salão de Atos da UFRGS:
> Homenagem a Armando Albuquerque - 6 de novembro, com Celso Loureiro Chaves, Mirna Spritzer e convidados. Chaves terá um encontro com o público um dia antes
do espetáculo.
> Homenagem a Vitor Ramil - 27 de novembro, show com o cantor paraibano Chico César.
> Homenagem a Lupicínio Rodrigues - 4 de dezembro, com Adriana Calcanhotto. A cantora terá um encontro com o público no dia anterior ao espetáculo.