Cultura e Lazer

Parcerias sonoras

Violonista Guinga apresenta-se com o baixista Edu Martins

Encontro dos músicos será em Porto Alegre, nesta sexta-feira, às 21h, no Teatro do CIEE

Daniel Feix

Enviar email
Instituto de Artes da UFRGS / Divulgação
Guinga já trabalhou com artistas como Cartola, Clara Nunes, Chico Buarque e Elis Regina

O violonista Guinga e o baixista Edu Martins sobem juntos ao palco na noite desta sexta-feira, no Teatro CIEE, para mostrar, além de música brasileira de qualidade, algumas conexões entre Porto Alegre e Rio de Janeiro. Trata-se do primeiro show de um projeto "que tem tudo para decolar", aposta Edu, e prevê a união de músicos parceiros na Capital. O título, apropriadamente, é Conexões.

- As fotografias que vão passar no telão (de Nilton Santolin), enquanto tocamos, vão mostrar semelhanças incríveis entre as duas cidades - diz Edu. - Quem for ao teatro vai ter dificuldade de identificar onde é o que estiver vendo.

Edu é paulista, mas vive em Porto Alegre há aproximadamente uma década. Aproximou-se do carioca Guinga nos últimos anos, gravando com ele Como Eu Quero (do próprio Edu), além de um disco com Dave Liebman (Edu & Dave), célebre saxofonista de Miles Davis e também um dos inúmeros parceiros de Guinga - que já tocou (ou foi gravado), entre outros, com Cartola, Clara Nunes, Chico Buarque, Michel Legrand, Sérgio Mendes e Elis Regina.

Elis, aliás, ajudou a popularizar Bolero de Satã, de Guinga, que está no repertório do show de hoje. Integram o setlist outras seis canções do carioca, a exemplo de Contenda e Senhorinha, e três do paulista, Como Eu Quero e mais Gardel e Sopro - estas duas, poemas musicados de Marcus Fabiano Gonçalves, que Edu classifica como "o Aldyr Blanc da nova geração". Acompanham a dupla Marquinhos Fê (bateria) e Luiz Mauro Filho (piano), além da cantora Ana Lonardi, que fará uma participação em Sopro.

- Ainda precisamos acertar detalhes dessas músicas quando eu desembarcar aí no Sul - detalha Guinga, desde o Rio. - Mas o certo é que vou tocar as minhas canções. Sou compositor. O que não quer dizer que eu não possa gravar as composições dos outros. Estou, por exemplo, preparando um álbum com cantoras como (a norte-americana) Esperanza Spalding e (a portuguesa) Maria João, no qual vamos interpretar músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, entre outros.
Esta, no entanto, já é outra conexão.

EDU MARTINS & GUINGA

Sexta-feira, às 21h.
No Teatro do CIEE (Dom Pedro II, 861), em Porto Alegre.
Ingressos: R$ 70, à venda antecipadamente na Livraria Bamboletras (Lima e Silva, 76, loja 3) e na locadora E o Vídeo Levou (Itaboraí, 550), e no local a partir das 19h de hoje. Desconto de 50% para idosos.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Vitrola

21:00 - 00:00