
Elias chega a Porto Alegre para receber um pagamento e planeja voltar para sua cidade, no interior do Rio Grande do Sul, no mesmo dia. Por uma série de fatores, o jovem não consegue deixar a Capital e acaba hospedado em um hotel da Avenida Farrapos em pleno feriado Farroupilha. As aventuras e os contratempos enfrentados por ele são a trama central do curta Hotel Farrapos, produzido pela Cartunaria, que será exibido neste sábado, no Curtas Gaúchos (RBS TV, 12h30min).
Diretor da produção, Lisandro Santos explica que a animação tem como pano de fundo a Revolução Farroupilha, mas não a guerra em si, e sim a maneira banal como ela permeia o 20 de Setembro, dando nome a sanduíches, avenidas e parques.
Leia mais
Nova safra de animações produzidas no RS faz sucesso em festivais do Brasil e do mundo
- O filme é um passeio pelo lado B de Porto Alegre, mais precisamente pela Avenida Farrapos, com seus botecos, boates e personagens típicos da vida noturna - conta Lisandro.
A direção de arte é do ilustrador Gabriel Renner, e o protagonista é dublado por Frank Jorge, músico emblemático do rock gaúcho. Por ser uma animação, a história ganhou um ar lúdico e até um aspecto cômico, com personagens estilizados e lugares reais recriados graficamente.
- O filme tenta fugir do lugar-comum que permeia o imaginário sobre aquela região, de crimes e prostituição. Tenta mostrar um pouco das pessoas que ficam naqueles hotéis. O público vai reconhecer traços culturais característicos dali, que já foi a entrada de Porto Alegre e hoje é uma região decadente - explica Gabriel Renner.
Hotel Farrapos encerra uma trilogia feita por Lisandro sobre a Capital. Cidade Fantasma (1999) e X-Coração (2007) são as produções anteriores do diretor. Recentemente, o curta foi premiado como melhor roteiro no 9º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, de Floriano, no Piauí.
Confira o trailer: