
Um filme esteve, no último fim de semana, no festival Klik, de Amsterdã. Outro foi selecionado para os tradicionais festivais de Brasília e Veneza deste ano. Um terceiro saiu duplamente premiado da mostra nacional de curtas-metragens de Gramado. E um quarto nem bem encerrou sua carreira internacional e já contabiliza participação em 96 festivais de 33 países, com 27 prêmios conquistados.
São quatro animações, que têm em comum o fato de terem sido produzidas, no Rio Grande do Sul, por gente jovem. Bem jovem - há quem esteja saindo agora da universidade, inclusive. Esses realizadores não fazem parte nem da geração precursora de Otto Guerra, José Maia e Lancast Mota, que abriu espaço no mercado nos anos 1980, nem da turma de Frederico Pinto, Rodrigo John, Guto Bozzetti e Lisandro Santos, que renovou a produção local de desenhos animados desde o fim dos anos 1990.
Eles formam, por assim dizer, uma terceira geração de animadores gaúchos a obter destaque no circuito de festivais de cinema.
- São garotos e garotas que desenvolveram sua formação em uma época na qual as grandes animações estão muito mais presentes no mainstream, da TV brasileira aos filmes de Hollywood, passando pela cultura dos jogos digitais, igualmente muito forte atualmente - define o professor do curso de Realização Audiovisual da Unisinos Josmar de Oliveira Reyes.
Josmar, que também dá aula no curso de Comunicação da Unisc, de Santa Cruz do Sul, orientou Anderson Rohr no filme Zeus, a Origem - o primeiro dos quatro citados acima. Esse curta surgiu como um projeto de conclusão do curso da Unisc, explica o próprio diretor, que tem 23 anos e se formou na metade de 2014:
- Sempre gostei de desenhar e também de observar os efeitos visuais dos filmes, o que me levou a começar a fuçar nos softwares de desenhos em 3D e modelagem. Há várias ferramentas tecnológicas disponíveis, consegui fazer o filme todo no meu computador. Tenho tudo registrado: o PC trabalhou 889 horas na renderização das imagens.
Entre os outros títulos mencionados na abertura deste texto estão A Pequena Vendedora de Fósforos, de Kyoko Yamashita, destaque do último Festival de Gramado, e Castillo y el Armado, estreia do premiado diretor Pedro Harres (do curta Um Animal Menor) na animação. Ambos, Pedro e Kyoko, trabalham com o decano da animação no Estado, Otto Guerra - Pedro é montador e assistente de direção de Até que a Sbórnia nos Separe, em cartaz nos cinemas.
- Não pensava em fazer animação, até, por acaso, começar a trabalhar na Otto Desenhos Animados - conta Kyoko, que é japonesa e vive no Rio Grande do Sul desde os 10 anos. - Estudei Física, trabalhei na plantação dos meus pais, brinquei um pouco com quadrinhos e depois computação gráfica. Não sou cineasta. Fiz uma animação, só, o que por pouco não rolou, por motivos particulares, não fosse a intervenção do Otto.
Mesmo Gabriel Garcia, diretor de Ed e "veterano" entre os realizadores dos quatro títulos listados nesta reportagem, chama Otto Guerra de "maior referência" em seu trabalho. Fala em bom momento não apenas das animações gaúchas, mas das brasileiras de uma forma geral:
- A indústria da animação ainda está engatinhando no Brasil. Mas crescemos ultimamente: nos dois últimos anos, o país saiu premiado no Festival de Annecy (considerado a meca do gênero, com os longas "História de Amor e Fúria" e "O Menino e o Mundo"). Eu acho ótimo que cada vez mais gente esteja optando por esse caminho.
ED
Com uso de flashbacks, este curta narra a extraordinária vida de um sujeito de 50 anos com uma trajetória inesquecível - o coelho Ed. De Gabriel Garcia.
Trailer
CASTILLO Y EL ARMADO
Uma historia falada em portunhol e inspirada na obra do artista uruguaio Ruben Castillo. De Pedro Harres.
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A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS
Hans Christian Andersen para os tempos atuais: adaptação da clássica história sobre infância desassistida numa sociedade desigual. De Kyoko Yamashita.
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ZEUS, A ORIGEM
Uma história de mitologia grega, que vai do início do universo, com o Caos, até o momento em que Zeus se torna o senhor supremo. De Anderson Rohr.
Vídeo com bastidores da produção
* Segundo Caderno