
Em cartaz a partir desta quarta-feira, o projeto Seleção de Filmes apresentará 21 longas inéditos em Porto Alegre, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Os cinco aqui destacados ilustram a diversidade da mostra, que garimpa bons títulos da recente produção internacional. Confira.
ACIMA DAS NUVENS
O mais recente longa do francês Olivier Assayas (Depois de Maio e Carlos) concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2014. Juliette Binoche vive uma consagrada atriz diante de impasse profissional e existencial: reencenar a peça que a fez ficar famosa décadas atrás, agora com uma jovem estrela de Hollywood (Chloë Grace Moretz) no papel vivido por ela. Kristen Stewart interpreta a assistente da veterana diva.
Quando ver: sexta (7/11), no Cinesystem São Leopoldo (21h30min); sábado (8/11), no Cinemark Ipiranga (19h); domingo (9/11), no Espaço Itaú (21h30min); quarta (12/11), no Cinespaço NH (19h30min).

SÉTIMO
O onipresente astro do cinema argentino Ricardo Darín (foto acima) é o protagonista deste suspense que tem como cenário um prédio de Buenos Aires. Seu personagem é um advogado que tem como hábito fazer uma brincadeira com o casal de filhos pequenos quando os busca na casa da ex-mulher. Ele desce pelo elevador enquanto as crianças correm pelas escadas. Mas um dia elas desaparecem no trajeto, fazendo com que o pai desesperado inicie uma tensa busca de porta em porta. A direção é do espanhol Patxi Amezcua .
Quando ver: nesta quarta, no Espaço Itaú (21h30min); sábado (8/11), no Cinemark Ipiranga (21h30min).

DOIS DIAS, UMA NOITE
Outro título concorrente à Palma de Ouro em Cannes, onde seus realizadores, os irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, colecionam prêmios. A oscarizada atriz francesa Marion Cotillard (foto acima) vive uma operária que tem seu emprego sacrificado para que os colegas possam receber um bônus salarial - por decisão destes, diga-se. Ao saber que alguns votos contra sua permanência na empresa foram decorrentes de coação, ela tenta reverter o processo.
Quando ver: quinta (6/11), no Espaço Itaú (19h30min); segunda (10/11), no Cinesystem São Leopoldo (19h30min); terça (11/11), no Cinemark Ipiranga (19h).

ELSA E FRED
A conferir se era necessário refazer nos EUA o longa argentino de 2005, e grande sucesso no circuito alternativo da Capital. O diretor Michael Radford (de O Carteiro e o Poeta) assumiu o risco com dois grandes atores. Shirley MacLaine interpreta uma octogenária fulgurante que sonha em visitar a Roma consagrada por Fellini em A Doce Vida. Christopher Plummer vive seu vizinho de apartamento, um viúvo deprimido que retoma o gosto pela vida ao lado da nova parceira.
Quando ver: sexta (7/11), no Espaço Itaú (19h30min); sábado (8/11), no Cinespaço NH (17h30min); terça (11/11), no Cinesystem São Leo (19h30min); quarta (12/11), no Cinespaço Wallig (19h30min).

O ÚLTIMO ATO
Barry Levinson (Rain Man) assina esta adaptação do romance A Humilhação, de Philip Roth. Al Pacino (foto) vive um renomado ator que entra em crise por acreditar que perdeu a capacidade de interpretar. Em meio ao processo de recolhimento social, ele acaba reencontrando a filha de um grande amigo. A garota (Greta Gerwig) tem um relacionamento com outra mulher, mas se sente fortemente atraída pelo homem solitário.
Quando ver: quinta (6/11), no Cinespaço Wallig (19h30min); sexta (7/11), no Cinemark Ipiranga (19h); sábado (8/11), no Cinespaço Novo Hamburgo (19h30min); segunda (10/11), no Cinesystem São Leopoldo (21h30min).
* Segundo Caderno
Leia mais notícias sobre cinema