
Nico Nicolaiewsky costumava se encontrar, sempre às segundas-feiras, com os músicos e amigos Cláudio Levitan e Fernando Pezão para conversar sobre vida e arte.
Depois da morte de Nico, no dia 7 de fevereiro, foi sua viúva - a atriz Márcia do Canto - que passou a se reunir semanalmente com Levitan e Pezão para organizar o acervo deixado pelo Maestro Pletskaya. Esse projeto foi batizado de U.Nico.
Ate que a Sbórnia nos Separe reproduz com competência universo do espetáculo
Animação sobre Tangos & Tragédias levou quase 10 anos para ficar pronta
Entre as preciosidades encontradas, estão fitas de áudio com gravações nunca lançadas do lendário grupo Saracura, além de textos, letras e até uma ópera inédita.
- Nos reunimos para pensar a obra do Nico com um olhar que busque uma unidade. A ideia é preservar seu estilo - diz Márcia.
O trio prepara um livro, ainda sem data de lançamento, com fotografias de Eneida Serrano, que foi convidada para registrar os objetos deixados pelo músico. No próximo dia 30, será inaugurado o Recanto Nico Nicolaiewsky no largo em frente à Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, com o descerramento de uma placa.
- Depois, a ideia é fazer lá um espaço ao ar livre que tenha a cara do Nico, onde possa ter um pequeno anfiteatro e uma arquibancada para as pessoas verem o pôr do sol - adianta Márcia.
O trio deseja ainda realizar, junto com Hique Gomez, um espetáculo de tributo em janeiro, quando tradicionalmente haveria a temporada de verão do Tangos & Tragédias.
COMO PARTICIPAR
Se você tem materiais sobre Nico Nicolaiewsky, entre em contato com os organizadores de seu acervo pelo e-mail: nico@niconicolaiewsky.com.br.