
O cinema nos ensinou que Papai Noel nem sempre é um bom velhinho. Claro, pode haver uma criança que mude a perspectiva do protagonista que veste o traje vermelho. Também há a possibilidade de um personagem se transformar, involuntariamente, no idoso de barba branca que invade casas pelas chaminés. De qualquer maneira, diversas vezes o Papai Noel foi um personagem que cativou o público - sendo ele controverso ou não. Continuando a lista de filmes natalinos publicada na quarta-feira, ZH separou cinco Papais Noéis que se destacaram na telona.
1. Edmund Gwenn - Milagre na Rua 34 (1947)
Talvez seja o filme do Papai Noel mais famoso do cinema, que rendeu um Oscar de melhor ator coadjuvante para Edmund Gwenn. Na trama, Kris Kringle é contratado para trabalhar como Papai Noel em uma loja de departamento. Logo, ele se destaca pelo seu espírito altruísta, ao ponto de alegar ser o verdadeiro bom velhinho. Porém, Kris desperta desconfiança sobre sua sanidade e vai a julgamento. O filme ainda receberia um remake em 1994.
2. Jim Carrey - O Grinch (2000)
Uma espécie de Papai Noel ao contrário. Neste longa de animação, um Grinch mal-humorado (Jim Carrey) odeia o Natal e quer impedir a celebração na cidade de Quemlândia. Para isso, ele resolve invadir a casas e roubar tudo o que esteja relacionado à data. Porém, uma criança chamada Cindy Lou Who (Taylor Momsen) fica sua amiga e amolece seu coração.
3. Fred Astaire - O Homem na Roupa de Papai Noel (1979)
Neste longa, há três Papais Noéis, mas quem tem a essência do bom velhinho e do espírito natalino é Fred Astaire - um dos maiores dançarinos da história do cinema. No filme, ele é dono de uma loja de fantasias e aluga a roupa de Papai Noel para três homens, o que ajuda a resolver as pendências das vidas deles.
4. Tom Hanks - O Expresso Polar (2004)
Nesta animação feita por processo de captação - técnica que permite que as atuações ao vivo guiem as expressões e os movimentos dos personagens digitais -, Tom Hanks dá vida ao Papai Noel, além de outros quatro personagens. Na trama, um garoto sem esperanças no Natal pega um trem para o Pólo Norte para redescobrir as coisas boas da vida.
5. Billy Bob Thornton - Papai Noel às Avessas (2003)
Nesta comédia de humor negro, Billy Thornton (de filmes como Na Corda Bamba e Armageddon) vive um Papai Noel bem diferente do convencional: ele trabalha em lojas de departamento, junto de um anão que se veste de duende, para assaltar os estabelecimentos. Porém, uma criança de 8 anos (sempre as crianças) vai fazê-lo repensar suas atitudes.
