Cultura e Lazer

Tocando o terror

Sala P.F. Gastal exibe mostra "A Vingança dos Filmes B"

Curtas independentes destacam a produção nacional contemporârea no gênero horror. Evento também destaca longas estrangeiros e celebra os 30 anos de "Gremlins"

sal p.f. gastal / Divulgação
"Pray", premiado curta de Cláudio Ellovitch está na programação

Anunciando "requintes de crueldade, ação, demência, niilismo e muito humor negro", tem início neste terça-feira a quarta edição da mostra A Vingança dos Filmes B, evento que mira, em especial, nos apreciadores de emoções fortes na sala escura com a exibição de curtas e longas-metragens independentes que dificilmente encontram espaço nos cinemas comerciais.

Em cartaz até domingo na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro, a programação destaca em sua abertura uma seleção de curtas nacionais. Entre eles, o inédito Revelações de um Cineasta Canibal (2014), que o capixaba Rodrigo Aragão fez para o projeto coletivo Alerta: Recuento de Cadáveres, assinado por oito diretores latino-americanos. Grande destaque do cinema de horror brasileiro, Aragão é autor da trilogia Mangue Negro, A Noite do Chupacabras e Mar Negro. Também será exibido o curta paulista Pray, com presença de seu diretor Cláudio Ellovitch. Esta produção de horror e fantasia ganhou o grande prêmio no festival Viewster Online Film Festival 2014, evento internacional realizado em Londres do qual participaram 500 concorrentes de 60 países. Completam as atrações desta terça o pernambucano Carne, de Carlos Nigro, e o maranhense Nua por Dentro do Couro, de Lucas Sá.

Paulista que fez carreira no Rio Grande do Sul e hoje vive nos EUA, Dennison Ramalho é o cineasta homenageado da mostra. No sábado, ele conversa como o público após a sessão de seus curtas Nocturnu, Amor Só de Mãe e Ninjas, com início às 17h30min.

Outro tributo a ser prestado no evento fará correr lágrimas de marmanjos saudosistas. Nesta quarta, às 20h, será projetada a cópia em Blu-ray de Gremlins (1984), de Joe Dante, clássico que no dia 8 de junho passado comemorou 30 anos de seu lançamento nos cinemas.  Após a sessão de parabéns aos infernais monstrinhos, ocorre um debate com Cristian Verardi, crítico e curador da mostra, e o diretor Giordano Gio.

Dois longas estrangeiros chamam a atenção na mostra. Na quinta, às 16h, passa o espanhol  Condenados a Viver (1972), de Joaquín Luís Romero Marchent, violento faroeste temporão sobre presos acorrentados que transitam por região inóspita e, ao saberem que os grilhões que os unem são de ouro, começam a matar uns aos outros. No domingo, o diretor uruguaio Manuel Facal apresenta e debate com o público Achuras 2 (2013), que conta a história de uma banda de rock hospedada em casa onde ocorreu um massacre. A vocalista do grupo decide invocar espíritos mortos, o que faz o sangue jorrar novamente.

Destaques da programação

Terça
20h - Programa Short Cuts, com os curtas Pray (2014), Revelações de um Cineasta Canibal (2014), Carne (2013) e Nua por Dentro do Couro (2014). Debate com Cláudio Ellovitch, diretor de Pray.

Quarta
20h - Sessão comemorativa dos 30 anos de Gremlins (1984), seguida de debate com o cineasta Giordano Gio e o curador da mostra, Cristian Verardi.

Quinta
16h - Maldita Matinée, com o longa espanhol Condenados a Viver (1972), de Joaquín Romero Marchent.

Sexta
20h - Programa Short Cuts, com os curtas Canibal Tropical (2014), Eu & a Loira (2011), Cidade Média (2014), O Segredo da Família Urso (2014), Caçador (2014) e Castillo Y El Armado (2014)

Sábado
17h30 - Sessão Obscurum, com filmes de Dennison Ramalho: Nocturnu (1998), Amor Só de Mãe (2002) e Ninjas (2009). Debate com o diretor

Domingo
17h - Sessão Fronteira de Sangue, com o  longa uruguaio Achuras 2 (2013), de Manuel Facal. Com a presença do diretor para debate.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Balanço Final

21:00 - 23:00