
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva denunciou o atacante Leandro Damião, do Santos, por "tentativa de ludibriar a arbitragem" na derrota para o Criciúma por 3 a 0 em Santa Catarina, no último domingo. Ele teria puxado a própria camisa em um lance dentro da área adversária.
Damião foi enquadrado por simulação e pode pegar de um a seis jogos de suspensão caso condenado. Após análise das imagens, a Procuradoria definiu que o centroavante praticou "atitude contrária à disciplina e ética desportiva" (artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Na denúncia, é exposto:
Confira a tabela completa do Brasileirão
"A arbitragem, atualmente, vem sendo demasiadamente criticada pelos supostos equívocos nas marcações e decisões dos árbitros em algumas partidas, críticas estas realizadas, dentre outros, pelos próprios jogadores, técnicos e dirigentes. Todavia, os próprios atletas são os primeiros a não contribuir com a arbitragem, como no caso em comento, em que o denunciado simula claramente um puxão em sua camisa, dentro da área penal adversária, com o intuito de ser marcada falta e, consequentemente, pênalti a favor de sua equipe".
O julgamento ainda não tem data definida.