
Cinco gols, fim de tabu, confusões e ânimos acirrados. Não faltaram ingredientes para transfomar o Gre-Nal 403 em um clássico memorável. Zero Hora destaca os 10 principais momentos do jogo na Arena.
Leia tudo sobre o Gre-Nal 403
Confira a tabela completa do Brasileirão
Cotação ZH: Dudu e Alán Ruiz são os melhores do Grêmio
Cotação ZH: Alisson é o melhor do Inter
Estatísticas e todas as informações sobre o clássico
Pressão com 20 segundos
O ponteiro dos segundos nem dera a primeira volta quando o Grêmio sinalizou que a tarde era tricolor. Com 20 segundos de jogo, Barcos acionou Dudu na área. Ele bateu forte e Alisson fez grande defesa.
Contra-ataque para abrir o placar
O Grêmio era melhor, construía chances e encurralava um Inter apático. Não demorou muito para que a superioridade se refletisse no placar. Aos 27 minutos, Dudu desarmou Willians e deu início ao contra-ataque. Tabelou com Barcos, invadiu a área, driblou Aránguiz e serviu Luan, que, de carrinho, completou para as redes.
Nilmar de bicicleta

Foto: Fernando Gomes
Cinco minutos após o gol, a primeira tentativa de reação do Inter. Alan Patrick cobrou falta, a bola bateu na barreira, subiu, e Nilmar aproveitou o rebote para finalizar de bicicleta, por cima do gol.
Alan Costa para fora
Antes do intervalo, mais uma chance para o Inter empatar. Alex cobrou escanteio da esquerda e Alan Costa subiu sozinho para cabecear para fora.
Ramiro voa para ampliar

Foto: Fernando Gomes
Mais um contra-ataque de perfeita execução deu ao Grêmio o segundo gol no jogo. Luan tabelou com Dudu e percebeu a arrancada em velocidade, sem a bola, de Ramiro. O passe saiu perfeito, e o volante bateu na saída de Alisson para fazer 2 a 0.
Rafael Moura dispara a bomba
Logo após entrar em campo, Rafael Moura deu esperança aos colorados de que uma reação era possível. Em uma de suas primeiras participações no jogo, dominou na intermediária, limpou a marcação e disparou um chute forte, no canto esquerdo de Marcelo Grohe, para diminuir a vantagem tricolor.
O personagem entra e marca

Foto: Ricardo Duarte
A resposta gremista viria com a estrela de Felipão. Aos 28, o técnico chamou Alán Ruiz para substituir Luan. Dois minutos depois, ele aparecia na pequena área para aproveitar cruzamento que veio da direita e cabecear para marcar o terceiro gol tricolor.
O chapéu de Giuliano
O placar era azul, em contraste com os dois anos sem vitórias em Gre-Nais. Havia tempo para um lance emblemático da reversão de tendências do jogo na Arena, ainda que não tenha influenciado o placar final. Em momento comemorado efusivamente pelo torcedor, Giuliano aplicou um lindo chapéu em D'Alessandro, o principal carrasco tricolor dos últimos anos.
Virou goleada

Foto: Ricardo Duarte
Giuliano também participou do lance que transformou a vitória em goleada. Com o Inter todo avançado em busca da reação, ele recebeu grande passe de Dudu e acionou Alán Ruiz. Para coroar sua curta e marcante passagem pelo clássico, o argentino driblou o marcador e finalizou para fazer 4 a 1.
Ânimos acirrados

Foto: Ricardo Duarte
A partir da comemoração do quarto gol, se iniciou a principal confusão do Gre-Nal. Alán Ruiz celebrou em frente ao reservado colorado, despertando a ira do time de Abel Braga. Depois de discussões acaloradas e muitos empurrões, Luiz Flávio de Oliveira deu cartões amarelos para o argentino do Grêmio e para Rafael Moura.
VÍDEO: veja o Pós-jogo ZH do Gre-Nal 403