
Foi em menos de 140 caracteres que o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, resumiu sua visita ao Beira-Rio nesta quarta. Após quase três horas de reuniões com Inter, prefeitura e Comitê Organizador Local (COL), o mandachuva da Copa deu uma leve alfinetada nos preparativos da sede gaúcha a 22 dias do início do Mundial.
A preocupação iniciou logo ao entrar no pátio do complexo, quando o carro em que estava precisou desviar de algumas poças d'água ocasionadas pela chuva até chegar ao portão oito, por onde ingressou no estádio. O CEO do COL, Ricardo Trade, e o gerente do Comitê na Capital, Paulo André Jukoski, o Paulão, acompanharam o dirigente da Fifa em uma reunião com a vice-presidente do Inter, Diana Oliveira, que apresentou o panorama do andamento das obras no estádio.
Leia mais:
Atraso em pavimentação do entorno do Beira-Rio preocupa Fifa
BM: circulação de pedestres na região do Beira-Rio não terá restrição
3,6 mil militares farão controle de 22 estruturas estratégicas no Estado
Fifa não cogita mudar horários de jogos da Copa
O que mais causou apreensão em Valcke foi, de fato, a instalação das estruturas temporárias. No pátio do Beira-Rio, alguns geradores e contêineres da HBS (Host Broadcast Services), empresa que gera imagens das partidas para todo o mundo, já tomam espaço ao lado do centro de eventos, que será a base da imprensa no estádio. Só que ainda há o cercamento do complexo e também a colocação de bilheterias e outros equipamentos de segurança, como detectores de metais, por exemplo, por fazer.
Depois de reunir-se com o Inter, Valcke recebeu do prefeito José Fortunati e do secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, a garantia de que a entrega da estrutura do entorno do Beira-Rio ocorrerá até o dia 6 de junho.
A prefeitura também ofereceu mais uma área à Fifa, próxima ao viaduto Pinheiro Borda, para estacionamentos, como uma contrapartida pelo terreno que seguirá ocupado pelos entulhos da reforma do Beira-Rio, situado entre as ruas B e C, que originalmente integrava o projeto das estruturas temporárias.