
O atraso das obras na subestação que será a principal fornecedora de energia elétrica para o Beira-Rio durante a Copa do Mundo é motivo de preocupação para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Prometida para o dia 30 de abril, a obra na nova estrutura, no encontro das avenidas Padre Cacique e Edvaldo Pereira Paiva, na zona sul de Porto Alegre, ainda não foi concluída.
Leia mais:
CEEE prevê primeiro teste da subestação que alimentará o Beira-Rio na Copa em 27 de abril
CEEE anuncia cinco obras na Capital, com investimento de R$ 83,3 milhões
O novo prazo para a conclusão das obras agora é terça-feira. Conforme o diretor-presidente do Grupo CEEE, Gerson Carrion de Oliveira, um embargo parcial do Ministério do Trabalho à construção _ durante 34 dias, entre janeiro e fevereiro _ foi um dos principais motivos para o atraso.
- A subestação está com 99% da montagem dos equipamentos e 95% da obra civil concluídas. Nossa previsão é iniciar os testes de energização no sábado e ter tudo pronto na terça-feira - explica Oliveira.
Segundo Oliveira, os dados divulgados pelo relatório da Aneel são uma "fotografia do passado". O órgão regulador emitiu um relatório de fiscalização sobre obras de energia relacionadas ao campeonato mundial no final de abril. No documento, a Aneel identificou atrasos nas obras de metade das cidades-sede e afirmou estar preocupada com o fornecimento de eletricidade para o Beira-Rio devido ao atraso nas obras da subestação Menino Deus da CEEE, que contavam com apenas 42% da montagem e 85% das obras civis realizadas.
A obra orçada em R$ 35 milhões deve ser inaugurada entre os dias 25 e 30 de maio, conforme Oliveira. O Inter tem a promessa do presidente da CEEE de que ao final de maio a obra estará concluída. Para a Copa, há a obrigatoriedade de haver uma redundância, ou seja, um plano B, para a energia nos estádios. O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou em nota que o atendimento ao Estádio Beira-Rio atualmente já é realizado por dupla alimentação, a partir das SE Porto Alegre 4 e Porto Alegre 13. Após o dia 12 de maio, segundo o órgão, com a energização da SE Menino Deus, o estádio será atendido também pela subestação.
Das oito obras de energia para a Copa, cinco já estão prontas:
- Subestação Porto Alegre 1: modernização de cinco disjuntores
- Subestação Porto Alegre 1: substituição de um disjuntor de 69 kv
- Subestação Porto Alegre 14: substituição de 9 disjuntores de 13,8 kv
- Subestação Porto Alegre 16: substituição de 3 disjuntores de 69 kv
- Ampliação da Subestação Porto Alegre 12
As três restantes serão concluídas em maio, conforme a CEEE:
- Linha de Transmissão de 69 kv entre a Subestação Porto Alegre 1 e Zaffari - 88% concluída
- Subestação Menino Deus - 98% concluída
- Linha de Transmissão da Subestação Porto Alegre 10 até a Subestação Menino Deus - 99% concluída
* Com informações da Agência Estado